Troféu Guri 2016 premia dois criadores da raça Angus
- Dia 25/08/2016
O Grupo RBS divulgou os vencedores do Troféu Guri, um dos maiores prêmios concedidos pela empresa de comunicação a personalidades e entidades que promovem o Rio Grande do Sul para todo o Brasil. Neste ano, a distinção será entregue a dois aclamados criadores da raça Angus. Será destacado o trabalho de Antônio Martins Bastos Filho, da Cabanha São Bibiano, de Uruguaiana. O mérito também será concedido para Carla Sandra Staiger Schneider, da Cabanha Santa Bárbara, de São Jerônimo. A entrega dos troféus será no dia 30 de agosto, na Casa RBS no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio.
A vitória coroa o bom momento da Angus no Brasil e exterior. Veterano na raça, o criador Antônio Martins Bastos Filho diz que é uma honra estar ao lado de expoentes da cultura gaúcha nessa grande premiação. “Ser lembrado é uma honra assim como estar ao lado de uma equipe como essa composta por artistas e intelectuais desse nível”, frisou. A Cabanha São Bibiano é reconhecida como um dos mais antigos criatórios da raça Aberdeen Angus do país, mas também atua com ovinocultura, criação de cavalos Crioulos e cultivo de arroz irrigado. Berço genético onde criadores buscam animais todos os anos, a São Bibiano tem como uma de suas marcas registradas ser presença constante nas pistas de julgamento de mostras estaduais e nacionais desde sua fundação, em 1926. No ano passado, Bastos Filho levou o grande campeonato da Expointer com o touro São Bibiano 7351 Verdadero.
O Troféu Guri também rendeu comemoração na Cabanha Santa Bárbara. Pioneira, a criadora Carla Sandra Staiger Schneider mostrou ao Rio Grande a força da mulher do campo. Ainda jovem, começou a se interessar pelo agronegócio quando foi estudar na Alemanha. Ao retornar, assumiu a propriedade da família no longínquo 1963, enfrentando o preconceito de um mercado dominado por homens. “Muitos diziam que não passava de um hobby. Esse hobby completou 50 anos em 2013”, comenta a pecuarista. Dedicada à criação como uma atividade científica, levou o nome do Angus gaúcho através dos produtos nascidos e criados no Rio Grande do Sul para 42 municípios do RS e 16 outros estados da federação, sem falar na Argentina, Uruguai e Paraguai. A criadora também foi pioneira ao adotar programas próprios de melhoramento genético.
O Troféu Guri foi criada em 1998. O nome do troféu foi escolhido a partir da canção “Guri”, composta por João Batista Machado com Júlio Machado da Silva Filho e interpretada por César Passarinho.
0 comentários on Troféu Guri 2016 premia dois criadores da raça Angus