Encontro de Técnicos é momento de reflexão e grandes projetos no Encorte

13238862_1089463261119113_6586835746952506188_n

Reunir os inspetores técnicos da Angus é uma tarefa desafiadora e que sempre rende grandes projetos. Conduzido pela presidente do Conselho Técnico da Associação Brasileira de Angus, Susana Macedo Salvador, o grupo teve seu encontro anual esta semana durante o Encorte, em Santa Maria (RS). “É um momento nobre porque é a hora de abrir o coração. Falar das experiências vividas no campo durante o ano, dividir os desafios e as dificuldades, fazer sugestões e queixas. São desses encontros que sempre surgem inúmeras ideias construtivas”, pontuou.
Prova disso é a própria participação da Angus no Encorte, um projeto que nasceu da reunião de técnicos de 2015 e contou com o empenho do inspetor técnico Luiz Walter Leal Ribeiro. Outro exemplo de sucesso foi a realização da Jornada Técnica, no final do ano passado. “Ouvi-los é nossa prioridade. E, quanto mais diversas forem as ideias, mais rico se torna nosso encontro. Os confrontos por ideias divergentes fazem parte dos grupos que discutem e interagem com maturidade. A unanimidade não é o mais construtivo. Meu papel é apenas o de catalizadora de ideias. Hoje me sinto muito gratificada, porque discutimos fervorosamente em busca de melhorias e depois confraternizamos como grandes amigos. Esta integração é fundamental para o crescimento da raça”, destacou Susana.

 

Consciente de que ouvir o corpo técnico é o caminho para estar mais perto do produtor, a presidente se entusiasma com os projetos que surgem a cada novo encontro. Entre as ideias lançadas esta semana está a criação de uma nova categoria de sócio voltada para pecuaristas com pequenos rebanhos. A sugestão, que será apresentada pelo Conselho Técnico à diretoria da Angus, visa a oferecer um atrativo que torne a associação economicamente viável para esses criadores.

 

Outra proposição a ser debatida é a implementação de julgamento de rústicos de forma individualizada. Segundo Susana, a obrigatoriedade de formação de trios dificulta a participação de muitos criatórios menores que até têm um bom animal para disputar o título, mas não conseguem formar um trio uniforme. Os inspetores técnicos ainda sugeriram intensificar a divulgação das ações a campo por meio das novas plataformas de mídia, que explorem imagens e vídeos. “Hoje temos que ter acesso à mídia com a ponta do dedo. Tudo chega pelo celular em tempo real, com músicas e vídeos. Precisamos desta interação e dinamismo”, pontuou a presidente do Conselho.
Nesta reunião anual de inspetores, o trabalho ganhou apoio do técnico de Fomento da Angus, Mateus Pivato, que integrou-se ao time no final de 2015. “Precisamos buscar estratégias para sensibilizar e aproximar os criadores interessados em produção e que, muitas vezes, estão mais distantes das pistas de exposições”, sugeriu Susana, lembrando que o trabalho se torna bem mais fácil quando contamos com um conselho extremamente comprometido. Participaram ativamente da reunião os conselheiros Fernanda Kuhl, Camilo Vianna, e o superintendente da ANC, Amilton Cardoso. Outro pedido feito por Susana ao staff foi pelo apoio no treinamento dos novos candidatos a inspetor que estão sendo selecionados pela Angus.

 

A presidente ainda sugeriu maior estímulo ao fomento nas regionais. E os técnicos vêm respondendo a esse chamado. Neste final de semana, cita Susana, haverá um importante evento em Cachoeira do Sul organizado pelo inspetor técnico e presidente do Núcleo Centro Angus, Dimas Rocha. Trabalho interessante também foi feito na exposição de Uruguaiana pelo inspetor Renato Paiva com grande destaque para a raça.
A reunião de 2016 no Encorte também trouxe inovações em sua programação. Depois de dois dias de encontros teóricos com espaço para exposição de informações pela ANC e Promebo, tratou-se de assuntos internos referentes aos Regulamentos da raça, estatísticas de registros e dados do Programa Carne Angus. Na sequência, foi realizada visita à propriedade do pecuarista Fernando Costabeber, onde, o que se viu, cita Susana, foi “um banho de profissionalismo, competência e produtividade”. Os técnicos ainda participaram do julgamento de rústicos e do ciclo de palestras da Angus no Encorte, evento que, em 2017, terá a parceria com a raça ampliada. Uma das novidades deve ser a realização de abate técnico e curso de desossa durante programação oficial.

0 comentários on Encontro de Técnicos é momento de reflexão e grandes projetos no Encorte

Post a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *