Touro da Fazenda Pé da Serra vence 5ª PAC
- Dia 12/04/2016

Roberto Silveira Collares saiu vitorioso da prova de avaliação Crédito: Katiulci Santos
Depois de meses de trabalho, sete pesagens e análises criteriosas, foram conhecidos nesta terça-feira (12/4) os vencedores da 5ª Prova de Avaliação a Campo (PAC) Angus/Embrapa. Ao todo, participaram 19 reprodutores de dez propriedades. Recreio P03 Ladino Major League Brigadier, da Fazenda Pé da Serra, de Roberto Silveira Collares, de Hulha Negra (RS), foi o primeiro colocado. “O touro veio se destacando no ganho de peso desde a segunda e terceira pesagens. Ao fim, teve uma pequena vantagem em relação à área de lombo”, comemorou o criador, destacando a linhagem obtida com animais de origem norte-americana e argentina. A Fazenda da Barragem, de Francisco de Paula Cardoso Júnior, de Dom Pedrito (RS), acumulou a segunda e a terceira colocações com os touros Redbar D161 e Redbar D185, respectivamente.
Os resultados foram divulgados durante dia de campo na sede da Embrapa Pecuária Sul, em Bagé. Na ocasião, o presidente da Associação Brasileira de Angus, José Roberto Pires Weber, destacou a força genética dos animais apresentados e a importância dos criadores seguirem participando de provas como esta que colaboram para o melhoramento genético da raça.
A 5ª Prova de Avaliação a Campo (PAC) Angus/Embrapa começou em 13 de julho de 2015 e foi concluída em 29 de dezembro. Os animais passaram por pesagens, avaliações reprodutivas que permitiram mensurar suas variantes de desenvolvimento em diferentes critérios como ganho de peso, peso final, espessura de gordura subcutânea, área de lombo, marmoreio, conformação, precocidade, musculosidade e perímetro escrotal.
Segundo a equipe da Embrapa Pecuária Sul, a prova foi muito disputada e demonstrou a “genética apurada” na raça. Provas como essa se destacam no calendário da raça por testarem a adaptabilidade dos animais em seu ambiente natural, onde eles precisarão exprimir todo seu potencial reprodutivo. A PAC da Angus/Embrapa analisa o desempenho dos touros em campo, com alimentação de azevém, trevo branco e cornichão no inverno, sal no cocho e pastagens de verão.

Fazenda da Barragem ficou com a segunda e terceira colocações Crédito: Katiulci Santos
O técnico da Angus Luiz Walter Leal Ribeiro, que acompanhou o projeto de perto, informa que, após 169 dias de confinamento, o ganho de peso médio diários dos touros foi de 1,232 quilos, mais de 189 quilos por animal durante toda a prova. A novidade desta edição foi que, ao final dos trabalhos, os reprodutores seguiram na sede da Embrapa por mais 60 dias em pastagens nativas e recebendo suplementação. “O objetivo foi manter os animais em avaliação para estudo e melhoramento da prova para os próximos anos”, pontuou Ribeiro. A Associação Brasileira de Angus agradece ao Laboratório Hertape pelo fornecimento dos produtos Fiproline (anti-carrapaticida) e Ticson (anti-endoparasitas e também carrapaticida), que foram de muita utilidade na manutenção da saúde da tourada. Também destaca o apoio da Supra Rações, que participou com 600 quilos do produto Energy 4000 para suplementação do lote durante o período adicional a campo.
As inscrições para a 6ª Prova de Avaliação a Campo (PAC) Angus/Embrapa já estão abertas e vão até 5 de junho. Mais informações podem ser obtidas diretamente na Associação Brasileira de Angus pelos telefones (51) 3328-9122.
0 comentários on Touro da Fazenda Pé da Serra vence 5ª PAC