Treinamento aborda diferenças entre químicos

angus_saoborja

As ações do programa da Associação Brasileira de Angus e da Elanco contra o carrapato tiveram mais uma rodada no Rio Grande do Sul. No dia 17 de março, o consultor técnico de gado de corte Elanco na Região Sul, Ulisses Ferreira Ribeiro, esteve na Fazenda São Mariano, de Maria Zulmira Mariano da Rocha, em São Borja. Com casa cheia, a propriedade foi sede do treinamento que ajudou a tirar dúvidas sobre as diferenças entre os produtos à venda no mercado. Segundo Ribeiro, apesar de terem o mesmo princípio ativo, muitas vezes, o desempenho dos rótulos é diferente no campo. “Há variações de eficácia. Os produtos são similares, mas fica claro para nem tudo o que parece é igual”, salienta, alegando que existem diferenças de origem das moléculas empregadas. Outras características a serem levadas em conta referem-se à rápida absorção, capacidade de dispersão para tecido adiposo e eficácia na liberação para o metabolismo do bovino.

angus_saoborja2 (1)

Inspetor da Angus e responsável pela produção animal da São Mariano, Josemim de Lima Guerreiro, conta que, quando foi convidado para curso realizado no início do ano na Cabanha Umbu, em Uruguaiana (RS), imaginava que ele seria um encontro para propaganda. “Mas não. Eles vêm e mostram onde está o problema”, admite ele. Surpreso com a profundidade e linguagem direta da equipe da Elanco, Guerreiro fez questão de levar o treinamento para São Borja e já está preparando mais uma turma. “Eles mostraram que é preciso usar princípios ativos diferentes e que não é tudo igual. Muitas vezes, o barato pode sair caro”.

Criatório com 3,2 mil cabeças de Red Angus, a São Mariano enfrenta os mesmos problemas com o carrapato que centenas de fazendas Brasil afora. “O importante desse treinamento é que ele mostrou ao funcionário o que se faz de errado para que ele tome conhecimento e melhore”. Além disso, citou o relato sobre as fases da evolução do carrapato como um conhecimento essencial para munir os peões de conhecimento para enfrentar o inimigo que vem sugando os lucros dos pecuaristas.

 

Crédito Foto: Zulmira Mariano da Rocha

0 comentários on Treinamento aborda diferenças entre químicos

Post a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *