Projeto contra carrapato avança em São Paulo

Curso reuniu criadores de São Paulo na Agropecuária Fumaça. Crédito: Rednilson Morelli Góis

Curso reuniu criadores de São Paulo na Agropecuária Fumaça. Crédito: Rednilson Morelli Góis

O projeto desenvolvido pela Associação Brasileira de Angus para garantir maior controle do carrapato nos criatórios brasileiros começou o ano com programação intensa. No dia 27 de janeiro, a equipe técnica do programa, que é desenvolvido em parceria com a Elanco, esteve na Agropecuária Fumaça, em Paranapanema (SP), dando treinamento a funcionários, consultores e convidados de outras três propriedades: FSL Angus Itu, Casa Branca Agropastorial e Agropecuária Rodrigues Torres. Segundo o gerente administrativo da Fumaça, Júlio Paulino, o trabalho ficou acima das expectativas e foi dividido em teoria e prática. “Foi muito produtivo e interessante. A gente achou que a infestação de carrapato estava feia e vimos que, na verdade, estamos com uma situação controlada. A parte teórica foi muito importante porque nos mostrou como quebrar o ciclo da reprodução do carrapato”, pontuou Paulino. Além disso, os técnico foram a campo avaliar a infestação das pastagens. “Eles nos ensinaram como utilizar de forma correta os produtos para controle do carrapato, não como um veneno comum, mas como uma ferramenta de médio e longo prazo”, completou o gerente, ressaltando a importância de confraternização entre criatórios para troca de ideias e compartilhamento de experiências.
O trabalho foi conduzido pelo gerente técnico da linha de bovinos da Elanco, Octaviano Pereira Neto. Segundo ele, o importante é conscientizar os criadores da importância de desenvolver um planejamento estratégico de controle do carrapato que não seja recordado apenas nos meses quentes, mas que receba atenção dos profissionais envolvidos durante o ano todo. “Adotamos a mesma dinâmica dos cursos anteriores, realizando debate sobre as estratégias de controle, falando sobre os pontos críticos e onde temos encontrado as maiores barreiras”, pontuou.

Devido à gravidade do problema do carrapato nos campos brasileiros, o projeto da Angus vem chamando atenção de criatórios Brasil afora. Na próxima quarta-feira (3/2), os técnicos estarão na Cabanha Umbu, em Uruguaiana. Um dos mais tradicionais criatórios da raça, a propriedade é referência em genética Angus. “Esse modelo implementado com a Angus tem tido muita procura. As pessoas estão ligando interessadas em participar”, conta o executivo da Elanco.
Para participar do projeto e receber, sem custo, a equipe da Elanco em sua propriedade, o criador deve entrar em contato com a Associação Brasileira de Angus pelo telefone (51) 3328-9122, solicitar inclusão e justificar o interesse.

Compartilhar
0 comentários on Projeto contra carrapato avança em São Paulo

Publicar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *