Criadores de Angus querem política contra o carrapato

j_2

Reunidos em assembleia na manhã desta quinta-feira (10/12), criadores de Angus manifestaram preocupação com a infestação de carrapato do rebanho gaúcho e cobraram uma política de apoio ao combate do parasita. O presidente da Angus, José Roberto Pires Weber, informou que irá negociar junto ao governo do Estado apoio para uma campanha de conscientização e orientação dos criadores. A ideia é, no médio prazo, avaliar a possibilidade de retomada da produção de vacina contra a Tristeza Parasitária pelo Instituto de Pesquisas Veterinárias Desidério Finamor (IPVDF). Com ela, será possível intensificar o controle do carrapato uma vez que não será mais necessário manter infestação dos terneiros para obtenção de imunidade contra a Tristeza.

Durante a assembleia, o presidente da Associação Brasileira de Angus conclamou os criadores a colaborarem e aproveitarem o Programa de Avaliação de Carcaças por Ultrassonografia disponibilizado gratuitamente pela entidade. Anualmente, a associação oferta 2,5 mil avaliações sem custo aos associados, cabendo apenas o pagamento do transporte do técnico até a propriedade. Apesar disso, aponta ele, até novembro, haviam sido realizadas 1.153 avaliações. “Os criadores estão perdendo uma chance importante de obter essas medições que nos ajudam a qualificar o rebanho e avaliar nosso trabalho”, pontuou Weber.
Durante o evento, a presidente do Conselho Técnico da Angus, Susana Salvador, fez coro, pedindo aos criadores presentes que participem dos programas de Estudo de Seleção Genética, como o que avalia a genotipagem de reprodutores e a resistência a carrapato. Segundo ela, apensar de estar em andamento, faltam produtores interessados em participar. “Temos verba para genotipar 300 animais entre 2013 a 2016, mas só conseguimos 132”, frisou.

Balanço 2015

Os realizar balanço de 2015, Weber lembrou da adesão à PGA e da abertura de mercados internacionais à carne Angus brasileira. Também pontuou o avanço do Programa Carne Angus e a adesão de novos conselheiros jovens no Conselho Técnico da Associação. Weber citou investimento feito na sede do Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, para reforma e ampliação.

0 comentários on Criadores de Angus querem política contra o carrapato

Post a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *