Teste de Progênie Angus terá primeiros resultados em 2017

Fábio Barreto

Fábio Barreto

Foram apresentados oficialmente, nesta quarta-feira (25/11), os seis touros selecionados para participar do Teste de Progênie Angus 2015. O encontro, na sede da Progen, em Dom Pedrito (RS), reuniu pecuaristas e integrantes do comitê de criadores que acompanha a avaliação, entre eles representantes da Associação Brasileira de Angus, Embrapa e Associação Nacional de Criadores (ANC).

Segundo Fábio Barreto, da Progen, a apresentação agradou aos presentes, gerando uma boa expectativa. Ele acredita que, em maio de 2017, já sejam conhecidos os primeiros resultados. “É um trabalho muito importante para conseguirmos melhorar a genética da raça no Brasil. O desafio é termos os melhores animais com genética adaptada ao ambiente nacional”, explicou ele, após o encontro.

Os reprodutores foram selecionados dentre os cem integrantes do grupo de touros jovens superiores do Promebo. A seleção começou considerando os 50 exemplares com índice final acima de 20. Dos selecionados, cinco são exemplares pretos e um vermelho. O destaque deles é que têm uma boa caracterização racial, aprumos corretos e avaliação genética superior.

Os seis touros pertencem às seguintes propriedades: Estância Tradição, de Santa Vitória do Palmar (RS); Fazenda Rio da Paz, de Cascavel (PR); Cabanha Cantagalo, Santana do Livramento (RS); Cabanha Santo Antão, de Alegrete (RS); Cabanha São Xavier, de Tupanciretã (RS); e Tradição Azul, de Quaraí (RS). As primeiras doses de sêmen já foram coletadas. A projeção é que sejam retiradas 500 doses por touros para realização do teste e outras 2 mil para comercialização.

0 comentários on Teste de Progênie Angus terá primeiros resultados em 2017

Post a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *