Maragogipe vence maior concurso de carcaça do país
- Dia 04/11/2015

Concurso reuniu animais de 21 pecuaristas do Mato Grosso do Sul Crédito: Fábio Medeiros
A Agropecuária Maragogipe, de Itaquiraí (MS), venceu pela terceira vez o maior concurso de carcaças Angus do país. A disputa, realizada no final do mês de outubro no Marfrig de Bataguassu (MS), reuniu 1137 animais de 21 produtores sul-matogrosseses. Divididos em 35 lotes, os animais foram abatidos em apenas um dia e atingiram excelente escore dentro do Programa Carne Angus Certificada.
A Maragogipe, de propriedade da Família Brochmann, levou a melhor entre os machos ao atingir peso médio de 357,46 quilos (23,83 arrobas) para um lote de machos com idade média de 13 meses de idade e rendimento de carcaça superior a 60%. O lote reservado de grande campeão é de Geraldo Aparecido Paleari, da Fazenda Boa Sorte, Campo Grande (MS). Os 40 machos apresentados atingiram média de 304,37 quilos (20,29 arrobas).
Entre as fêmeas, a vitória veio em dobradinha para dois lotes de 25 novilhas da Maragogipe. O lote grande campeão obteve peso médio de 302,14 kg (20,14 arrobas) e o reservado, de 287,81 quilos (19,18 arrobas). Um dos expoentes no cruzamento industrial Angus no Brasil, a Maragogipe trabalha há mais de quatro décadas no aprimoramento genético voltado ao acabamento de carcaça. O sucesso envolve uma seleção criteriosa dos ventres da raça Nelore através da Conexão Delta Gen e a escolha precisa da genética a ser utilizada no Cruzamento, explica Wilson Brochmann. Segundo ele, o processo exige a escolha do sêmen apropriado para que se alcance os objetivos do programa adotado na criação. No caso da Maragogipe, o abate de carcaças perfeitamente acabadas entre 13 e 14 meses.
Com 22 mil cabeças nas cinco fazendas do grupo, quatro delas no Mato Grosso do Sul (três em Itaquiraí e uma em Iguatemi) e uma no Rio Grande do Sul (Camaquã), Brochmann pontua que o animal meio sangue que vem destacando a produtividade da Maragogipe é resultado exatamente desse somatório de fatores: matriz Nelore melhorada, de carcaça bem conformada e com excelente habilidade materna e da escolha criteriosa do sêmen Angus para inseminação.
Outro fator importante é a adoção de um manejo apropriado. “A nutrição é peça fundamental”, acrescenta o gerente da Maragogipe, Evandro Vetorello. Segundo ele, creep feeding e nutrição de ponta na terminação são alguns dos segredos para pontear o campeonato e garantir bonificações máximas nos frigoríficos.
A força do Concurso de Carcaças de Bataguassu foi destacada pelo gerente do Programa Carne Angus, Fábio Medeiros, que esteve no Mato Grosso do Sul acompanhando os abates. Segundo ele, a grande adesão dos criadores comprova a expansão da raça na região, consolidando Bataguassu como a praça com maior número de participantes entre todos os concursos de carcaça Angus realizados no Brasil. “É empolgante ver esses criadores disputando a prova no detalhe da excelência de carcaça”, constatou.
Durante o concurso, o diretor de Originação do Marfrig, José Pedro Crespo, realizou apresentação sobre a estratégia de mercado do frigorífico e destacou a importância da parceria consolidada com a Angus, a qual definiu como uma autêntica relação ganha-ganha. “Atividades como esta mostram ao mercado não somente o potencial da raça para produção de carne de alta qualidade, mas também a importância da construção de um trabalho conjunto entre produtores e indústria para atender aos consumidores mais exigentes” destacou o dirigente.
1 comentários on Maragogipe vence maior concurso de carcaça do país