Teste de Progênie Angus avança no Sul
- Dia 21/09/2015
O Teste de Progênie Angus 2015 avança neste mês de setembro com a revisão dos touros jovens aptos a participar da seleção. Após o lançamento do projeto durante a Expointer, a equipe da Assessoria FF Velloso & Dimas Rocha e o diretor do Departamento Técnico da Progen, Fábio G. Barreto, estão a campo para análise dos reprodutores com passagem por propriedades em Cascavel (PR), Santa Vitória do Palmar, Pelotas, Cerrito, Dom Pedrito, Livramento, Quaraí, Alegrete, Uruguaiana e Júlio de Castilhos. Dos 50 touros elencados para participação, 32 já foram revisados e o processo segue nas próximas semanas.
Realizado pela Alta Genetics e Progen, o Teste de Progênie Angus avalia a capacidade reprodutiva dos touros levando em consideração seus descendentes e permite catalogar uma série de informações como taxa de prenhez e dados técnicos de desempenho (DEPs). O objetivo é reunir dados que gabaritem os reprodutores de forma a nortear o trabalho dos criadores que utilizam o sêmen em Inseminação Artificial. Atualmente, a maior parte do sêmen Angus utilizado no Brasil provém de animais estrangeiros devido à carência de touros brasileiros provados. Para dar andamento ao teste, a equipe conta com apoio do staff técnico da Associação Brasileira de Angus, do Promebo e da Embrapa.
No dia 3 de setembro, durante a Expointer, foi realizada reunião que marcou o início do trabalho com a presença de alguns criadores interessados em participar e colaborar com o teste. A presidente do Conselho Técnico da Angus, Susana Macedo Salvador, ressaltou a importância do Teste de Progênie Angus 2015 e lembrou que, para que todos se beneficiem dos resultados do estudo, é preciso o comprometimento dos diferentes elos envolvidos. Na ocasião, o consultor Fernando Velloso, diretor da FF Velloso & Dimas Rocha, apresentou um pouco do histórico do teste, que já foi realizado nos anos de 2007 e 2009, e detalhou os critérios para seleção dos touros participantes bem como o funcionamento do teste.
Por ter mais facilidade de obter retorno de informações, a avaliação de 2015 será focada em touros PO que tenham em sua genealogia pais com pelagem preta. A meta é avaliar 6 touros/ano (5 com pelagem preta e 1 com pelagem vermelha), que serão remetidos à Central de Inseminação no final deste mês de setembro. Inicialmente, cada animal terá 500 doses de sêmen coletadas para fins de Teste de Progênie, que serão utilizadas em rebanhos pré-definidos, formado por matrizes registradas e participantes do Promebo, além de ter sua progênie controlada pela equipe da Alta/Progen. Em seguida, outras 2 mil doses de cada animal serão comercializadas especialmente para utilização em cruzamento industrial.
Para acompanhar o andamento do Teste de Progênie Angus, já aderiram ao comitê, ainda em formação, criadores da Cia Azul, Cabanha São Xavier, Cabanha Santa Cecília, Cabanha Santo Antão, Cabanha dos Tapes, GAP Genética, Estância Santa Thereza, o técnico da Angus Antônio Francisco Chaves Neto, além de representantes do Promebo e do Conselho Técnico da Associação de Angus.
Fotos: Fernando Velloso
0 comentários on Teste de Progênie Angus avança no Sul