Concurso em Guarapuava conhece campeões

Lotes foram abatidos na semana passada em frigoríficos da CooperAliança Foto: Divulgação

Lotes foram abatidos na semana passada em frigorífico da CooperAliança Foto: Divulgação

Alta rentabilidade e precocidade marcaram o Concurso de Carcaças CooperAliança, em Guarapuava (PR), que conheceu na noite de sábado (15/8) os campeões da edição de 2015 durante evento no Parque de Exposições do Sindicato Rural. O grande destaque foram as fêmeas com rendimentos de carcaça bastante acima da média. A disputa foi liderada por João Claudio Gaudêncio, de Santo Antonio da Platina, cujo lote de fêmeas foi abatido com 219,1 quilos aos 11 meses de idade, alcançando um rendimento de 54,6%. Em segundo, ficou Silvino Caos, de Pinhão, com 212,8 quilos de carcaça, 13,6 meses de idade e 55,56% de rendimento.

Resultados impressionantes também foram obtidos nos machos, onde venceu Antônio Zancanaro, de Cascavel, que apresentou lote com 11,6 meses de idade média, peso de carcaça de 285,7 quilos e rendimento de 56,71%. Em segundo lugar, ficou Alceu Lupepsa, de Pinhão cujo lote apresentou idade média de 15,2 meses e peso de carcaça de 312 quilos e rendimento de 57,48%.

Participaram da disputa 200 animais dos dez criadores de Angus com maior volume de entrega à cooperativa em 2014. Segundo o gerente do Programa Carne Angus, Fábio Medeiros, a qualidade apresentada pelos animais foi o ponto alto. “Animais extremamente jovens e pesados, como os lotes campeões de categoria, chamaram a atenção dos técnicos responsáveis pelo julgamento”, pontou.

Mas a disputa não foi nada fácil. Segundo a jurada Luciana Dalla Vecchia, veterinária e responsável pela certificação da Carne Angus no frigorífico da CooperAliança, a escolha foi na ponta do lápis. Segundo ela, a conformação das fêmeas apresentadas deixou claro o excelente trabalho realizado pelos criadores de Angus da região. “Foi muito difícil julgar. Os animais apresentaram um padrão muito bom de acabamento de gordura, principalmente nas fêmeas”, ressaltou.

Os resultados, completou a gerente técnica da CooperAliança, Marina Araújo, estão acima das médias obtidas pela cooperativa, que já trabalha com alto padrão de acabamento de carcaça, idade de abate extremamente jovem e rendimento de 55% para os machos e de 53% para as fêmeas. “Eventos como este são importantes porque estimulam o produtor a trabalhar com Angus e valorizam a qualidade”, salientou.

0 comentários on Concurso em Guarapuava conhece campeões

Post a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *