União para superar dificuldades na Expointer
- Dia 05/08/2015

Lançamento da exposição reuniu autoridades e lideranças do agronegócio no Palácio Piratini, em Porto Alegre
Em uma solenidade simples mas dentro da política de austeridade imposta pela crise financeira do Rio Grande do Sul, o governador José Ivo Sartori lançou nesta quarta-feira (5/8) a 38ª edição da Expointer, que será realizada de 29 de agosto a 6 de setembro em Esteio (RS). Repleto de autoridades e lideranças do agronegócio gaúcho, o evento, realizado no Salão Negrinho do Pastoreio, no Palácio Piratini, foi marcado por discursos contidos, mas que reforçaram a importância da união entre entidades e poder público para a realização da feira. A Associação Brasileira de Angus foi representada pela gerente administrativa, Katiulci Santos, que destacou a ampla programação da raça na exposição.
Empenhado em concluir o Plano de Prevenção contra Incêndio (PPCI) do Parque de Exposições Assis Brasil a tempo da exposição, o secretário da Agricultura, Ernani Polo, disse que vem seguindo a política de austeridade defendida pelo governador mas que, mesmo assim, foram feitas melhorias para a mostra deste ano, como ajustes no sistema elétrico e na infraestrutura das pista. A construção de estruturas definitivas também foi pontuada. “Estamos tentando otimizar o uso do parque para que ele seja autossustentável”, salientou, destacando as obras realizadas pelo cavalo Crioulo, que devem ser inauguradas na Expointer deste ano.
Segundo Polo, os momentos difíceis da economia devem expor a força da agropecuária para embasar a retomada do crescimento do Estado, a exemplo de setores como a pecuária de corte. O presidente do Sindicato da Indústria de Máquinas e Implementos Agrícolas do RS (Simers), Claudio Bier, admitiu que as vendas não devem ser tão boas como as de 2014, mas mantém o otimismo.
O presidente da Federação Brasileira das Associações de Criadores de Animais de Raça (Febrac), Eduardo Finco, disse que é preciso valorizar a participação dos criatórios que estarão em Esteio porque eles apresentam a alta qualidade da agropecuária brasileira. “Se os negócios não forem tão expressivos, não se pode culpar a qualidade. A Expointer é palco genético”, pontuou.
Entre as novidades desta edição foi anunciado o lançamento de um aplicativo para smartphones que estará disponível para IPhone e Androide a partir de 21 de agosto. Ele apresentará a programação em tempo real do evento, tornando-se um guia eficiente para conduzir o visitante que procura por informação sobre a Expointer.
0 comentários on União para superar dificuldades na Expointer