Programa Carne Angus é lançado no Pará
- Dia 28/07/2015

Mais de cem produtores reuniram-se em Água Azul do Norte para saber sobre política de bonificações
O Programa Carne Angus chegou a mais um estado brasileiro. A Associação Brasileira de Angus e o Frigol lançaram oficialmente a ação no Pará neste final de semana, durante evento realizado no município de Água Azul do Norte, município onde o frigorífico opera desde 2007. A pretensão é dar início aos abates dentro do projeto já no mês de agosto. A principal vantagem que o Programa Carne Angus oferecerá aos pecuaristas paraenses será a remuneração pela qualidade dos animais Angus abatidos, através de uma política clara de bonificação por carcaça. Desta forma, animais cruza Angus que atendam padrões pré-estabelecidos de acabamento e idade de abate (ver tabela abaixo) receberão até 5% de bônus. “Estamos avançando para uma região onde a Angus está crescendo muito e onde os criadores estão conscientes da força da raça para elevar a produtividade dentro da porteira”, disse o gerente do Programa Carne Angus, Fábio Medeiros, que representou a entidade juntamente com o Coordenador Regional Centro-Oeste do Programa Carne Angus, Maychel Borges. Além da unidade em Água Azul do Norte, o plano é integrar também a planta de São Félix do Xingu, ambas habilitadas para exportação para mercados da Lista Geral, Rússia e Venezuela, cada uma com capacidade diária de mais de 700 bovinos.
O trabalho da Associação Brasileira de Angus junto ao Frigol no Pará terá um importante diferencial: a sustentabilidade da produção. Os produtores participantes serão cadastrados e inspecionados previamente ao início dos abates e deverão apresentar-se regulares quanto ao Cadastro Ambiental Rural (CAR), devem ter propriedades livres de trabalho escravo, boas instalações e infraestrutura de manejo e, obrigatoriamente, trabalhar com terminação com confinamento ou semi-confinamento. “Queremos aproveitar todo o potencial do estado para produzir uma carne realmente diferenciada em termos de qualidade e sustentabilidade” afirmou Medeiros.
O evento do Carne Angus no Pará também foi um sucesso de público. Contando com a presença de mais de cem pecuaristas e formadores de opinião, em uma plateia atenta e participativa, o evento foi marcado pelo interesse dos produtores na agregação de valor à pecuária paraense. “O Pará é um estado que conta com potencial produtivo extremamente importante. Com um rebanho de cerca de 20 milhões de cabeças de gado, os pecuaristas já conhecem a técnica do cruzamento industrial e seus benefíicios”, acrescentou Medeiros, lembrando que a venda de sêmen Angus no estado é uma das cinco maiores do Brasil sendo que a representatividade do Angus alcança 48% do total do sêmen de corte comercializado. No encontro, lideranças ainda debateram os entraves que freiam a expansão da produção, como déficit de infraestrutura, más condições das estradas e falta de eletrificação rural e de crédito para investimentos.
Uma das palestras de destaque da programação foi a proferida pelo zootecnista e técnico da Angus Tito Mondadori. Ele falou sobre os critério a serem adotados para a escolha do reprodutor ideal para o cruzamento industrial. Também participaram do evento o vice-presidente do Frigol, Luciano Pascon, que abriu a programação destacando o compromisso da empresa com o sucesso do projeto e a parceria com a Associação Brasileira de Angus, que deve garantir ao frigorífico a ampliação de mercados e valorização de seus produtos.
0 comentários on Programa Carne Angus é lançado no Pará