Nova edição do manual do usuário Promebo já está disponível

manual
Na busca pela atualização e capacitação dos criadores usuários da ferramenta, o Promebo atualizou o seu Manual do Usuário, o qual, nesta edição, se propõe a ser um guia de acompanhamento e orientação diária do produtor de bovinos, além de um material disseminador de conhecimento a respeito da área. A publicação descreve, com uma linguagem de fácil entendimento, as características avaliadas pelo programa e os pontos de controle que devem ser realizados nas propriedades para a implementação de um bom trabalho de seleção genética, como: identificação individual dos animais, controle de nascimento, avaliações a desmama e ao sobreano, avaliação dos escores visuais, etc, culminando com a interpretação dos resultados gerados pelo programa.

O Promebo – Programa de Melhoramento de Bovinos de Carne é o primeiro programa de melhoramento bovino brasileiro. Criado em 1974, a partir da tese de mestrado do Dr. Luiz Alberto Fries, completou 40 anos de trabalhos ininterruptos no ano de 2014 e se consolidou como o principal programa de seleção para as raças britânicas e sintéticas, tornado oficial pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), desde a década de oitenta.

Detentor de um banco de dados com mais de 900 mil animais inscritos das raças Aberdeen Angus, Brangus, Hereford, Braford, Devon, Shorthorn, Charolês e Simental, além de bubalinos. Utiliza uma metodologia de análise matemática avançada, porém de simples execução a campo, com coletas realizadas em épocas estratégicas (desmama e sobreano) por avaliadores credenciados. Sendo um programa de âmbito nacional, atua como ferramenta decisória na escolha dos reprodutores a serem utilizados em diferentes situações, sempre valorizando e indicando os animais mais produtivos, seja na seleção de animais registrados ou para utilização em rebanhos comerciais.

Para o Presidente da Associação Nacional de Criadores “Herd- Book Collares”, e usuário desta ferramenta, Sr. Mário Ubirajara Rota Anselmi, a iniciativa de editar o Manual foi “muito satisfatória e eficiente, pois cumpriu com o objetivo de facilitar o entendimento dos usuários, sobre o programa. Esta é uma das preocupações da atual diretoria, a qual vem trabalhando para aprimorar o PROMEBO®, e fazer com que seja, cada vez mais, valorizado e utilizado pelos criadores”. 

Fonte: ANC 

0 comentários on Nova edição do manual do usuário Promebo já está disponível

Post a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *