Embrapa inicia Prova de Avaliação de Reprodutores Angus em Bagé
- Dia 13/07/2015

Animais estão na unidade da Embrapa em Bagé.
A Embrapa deu início, hoje (13/7), à 5ª Prova de Avaliação a Campo (PAC) Angus. Nesta manhã, os 19 animais inscritos, de dez propriedades, foram pesados e inspecionados sendo feito todo o manejo sanitário para entrada na prova. Em seguida, foram submetidos a uma pastagem de azevém nos campos da Embrapa, em Bagé, onde ficarão até o final de dezembro. Os touros chegaram à unidade em junho e passaram por um período de adaptação.
Segundo o coordenador da PAC, Roberto Silveira Collares, os animais estão bem padronizados e atingiram peso médio de 239 quilos. “Neste ano, tivemos um bom interesse pela prova. São animais parelhos, bem selecionados e com diferenças genéticas que, com o decorrer da prova, vão começar a aparecer”, constata o pesquisador.
Os reprodutores também foram avaliados pelo técnico da Associação Brasileira de Angus, Luiz Walter Ribeiro, que fez minuciosa análise de conformação fenotípica de entrada. Os touros serão pesados a cada 28 dias e, ao fim da prova, receberão notas em diversos critérios, como ganho de peso, espessura de área de lombo, perímetro escrotal, entre outros. Os reprodutores que obtiverem média um ponto acima do desvio padrão do lote serão considerados de Elite Superior e encaminhados à central para coleta de sêmen e aos programas de melhoramento genético.
0 comentários on Embrapa inicia Prova de Avaliação de Reprodutores Angus em Bagé