Angus alinha novos projetos em encontro de técnicos

Técnicos se reuniram em Santa Catarina essa semana. Crédito:

Técnicos se reuniram em Santa Catarina essa semana.

A reunião Anual do Corpo Técnico da Angus, realizada esta semana em Santa Catarina, resultou em um verdadeiro fervilhar de ideias e na certeza que o staff pode contribuir muito para o andamento de novos projetos e ações da Associação Brasileira de Angus. Segundo a presidente do Conselho Técnico, Susana Macedo Salvador, a agenda foi um momento de debater divergências, e, exatamente por isso, uma oportunidade de troca muito rica. “Gosto de trabalhar com profissionais que se posicionam e têm ideias. Concordar com tudo não promove o crescimento”, justificou.

O trabalho teve como cenário a Brasil Florestal, uma propriedade localizada em Itaiópolis, onde, além de 280 cabeças Angus de um rebanho total de 600 bovinos, trabalha-se com florestas de Pinus. Anfitrião do grupo de técnicos, o pecuarista Nivaldo Dzyekanski acompanhou o trabalho nas mangueiras e surpreendeu-se com a profundidade e detalhamento das ações realizadas para seleção de terneiros e uso do Promebo. Criador há apenas 8 anos, ele garante que, depois do que viu, irá cadastrar o maior número de touros possível no Promebo. “Receber os técnicos foi um prêmio. A gente não sabia o quanto era importante um conselho para o avanço da raça. Não tinha ideia da responsabilidade que eles têm. O sucesso deles é o nosso sucesso como criadores”.
Observador, o agropecuarista relata que viu debates acalorados e muitas ideias divergentes. “Só terminavam o debate quando chegavam a um consenso”, confidencia orgulhoso, reforçando a liderança da médica veterinária Susana Macedo Salvador na condução de um grupo de técnicos masculino e muito determinado. Como criador, Dzyekanski garante que a convivência lhe “abriu a cabeça”. “Se um técnico marcar um terneiro e não souber o que está fazendo vai colocar um animal de má qualidade na raça. Como criador, não quero vender um produto em dúvida. Não quero que meu cliente tenha problema. Se o técnico nega um registro, na verdade, ele está é me protegendo”, salienta.

Susana ainda destacou que um de seus objetivos à frente do Conselho Técnico da Angus é melhorar a comunicação entre os profissionais com outros departamento da associação, incluindo diretoria e o Programa Carne Angus Cerificada. Durante os três dias de agenda em Santa Catarina, os técnicos ainda estiveram em Mafra, na Agropecuária Iracy, de Gelson Bannach; e em Campos Novos, na Querência Santa Clara, de Daniel e Emanuelle Dallagnol.

Durante o programa, diversos projetos foram alinhados pelos técnicos e serão levados à diretoria. Entre eles, destaca Susana, está a criação de uma comunidade no Facebook onde os técnicos possam interagir e manter uma comunicação constante. Também foi pontuada a necessidade da realização de dois encontros anuais. Desta forma, além da reunião técnica, haveria uma jornada científica, mais voltada para palestras. Se a proposta foi aprovada, o evento poderá ser realizado já este ano em Porto Alegre no mês de setembro.

Os técnicos ainda sugeriram a ampliação do Concurso Jurado Jovem, atualmente realizado durante a Expointer, para outras quatro exposições: Pelotas, Alegrete, Santa Maria e Lages. Contudo, o modelo deve ter ampliado o conteúdo técnico, com uma maior explanação sobre seleção, Promebo e julgamento. “Nosso objetivo é aproximar os jovens da raça. Exatamente por isso, escolhemos cidades universitárias”, frisou Susana. Outra ação em vista é a realização de jornadas técnicas pelo interior com apoio dos núcleos regionais. “Não tenho dúvidas de que esse é o caminho. Temos um time de técnicos competentes e queremos aproximá-los mais da Associação”, pontuou.

0 comentários on Angus alinha novos projetos em encontro de técnicos

Post a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *