Irlanda confirma caso de vaca louca

oie

 

A Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) confirmou a ocorrência de caso de mal da vaca louca na Irlanda, o primeiro desde 2013. O comunicado foi feito depois que contraprovas realizadas em laboratório de referência no Reino Unidos atestaram o caso em 25 de junho. Segundo a OIE, o caso de Encefalopatia Espongiforme Bovina (EEB) foi diagnostico com uma vaca de 65 meses de uma fazenda leiteira de County Louth.

Os primeiros sintomas foram observados em 24 de fevereiro deste ano, quando o bovino teve uma queda. Novo episódio foi registrado em 6 de junho, mas, desta vez, o animal não se recuperou e o quadro foi agravado por outros sintomas neurológicos (nervosismo e hiperexcitabilidade) e perda da condição corporal. O animal nasceu e foi criado no local. Testes realizados com outros 67 bovinos da propriedade tiveram resultado negativo para a enfermidade. Os descentes da vaca com EEB foram identificados e abatidos

O primeiro resultado positivo para EEB veio de teste particular realizado na Irlanda. O Departamento de Agricultura, Alimentação e da Marinha (DAFM) daquele país, então, recolheu o animal. Amostras do cérebro foram remetidas ao laboratório Nacional de Referência, onde foi confirmado o caso de EEB clássica. Novos contratestes foram solicitados a laboratório de referência da União Europeia em Weybridge, Reino Unido. Os resultados finais foram conhecidos agora.

O caso deve ter impacto no comércio de carne bovina da Irlanda, que vinha desfrutando de status de “risco desprezível” para EEB e vendendo, inclusive, ao exigente mercado dos Estados Unidos. Em função do ocorrido, o governo da Irlanda solicitou à OIE a adoção de status de “risco controlado de EEB”. A Comissão Científica concluiu que a Irlanda cumpre as exigências internacionais e, por isso, acatou o pedido, com efeitos a partir de 26 de junho de 2015.

 

 

0 comentários on Irlanda confirma caso de vaca louca

Post a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *