Angus dá show em primeiro dia de apresentação em Milão

Crédito: Fábio Medeiros

Picanha Angus foi ingrediente especial da demonstração desse quinta-feira.Crédito: Fábio Medeiros

Foi com maestria e muito bom humor que o chef italiano Fabrizio Nonis conduziu o fogão no primeiro dia do Cooking Show Angus, evento realizado na tarde desta quinta-feira (18/6), durante a programação da Expo Milão, em Milão, na Itália. Promovido em parceria com a Apex Brasil e a Abiec como parte do Projeto Brazilian Beef, o evento tem como objetivo fomentar as exportações de carne do Brasil para a União Europeia. As apresentações seguem nesta sexta-feira (19/6) e sábado (20/6) sempre às 16h (horário de Milão). A meta da Associação Brasileira de Angus é abrir mercado para os cortes brasileiros da raça, atingindo a marca de 4 mil toneladas/ano dentro dos próximos cinco anos.

Na demonstração desta quinta-feira, o chef, e também apresentador do Programa Sconfinando TV, preparou Picanha à Pizzaiola com pimenta brasileira com ajuda do chef Francesco Montano. O aroma do prato tomou conta do auditório do Pavilhão do Brasil na Expo Milão e despertou o interesse dos italianos. Cerca de 150 pessoas conferiram a execução da receita e degustaram o menu elaborado com os sabores do Brasil, mas com a alma italiana.

A mistura agradou tanto, que não faltaram perguntas dos visitantes tanto sobre os segredos culinários dos chefs quanto sobre as peculiaridades e diferenças da criação de bovinos de corte no Brasil. “As pessoas queriam saber como é a produção de carne de alta qualidade no Brasil, obtida por meio da criação de animais de alto desempenho e genética para produção de carne de qualidade”, pontuou o gerente do Programa Carne Angus, Fábio Medeiros, que está em Milão coordenando os trabalhos. Medeiros ainda destacou que o formato da criação de Angus no Brasil está muito alinhado aos conceitos de sustentabilidade e diversidade propagados pela exposição. “Queremos que nossa carne participe da culinária italiana tradicional e dos momentos felizes das famílias” destaca Medeiros, lembrando que, na Itália, a culinária possui uma conotação especial de devoção do cozinheiro à família.

A agenda do Cooking Show Angus segue nesta sexta-feira com a produção de Alcatra à Saltimboca Alla Romana (prato da região central da Itália) e , no sábado, com o Roast beaf à milanesa (prato do Norte da itália).

Crédito: Fábio Medeiros

Chefe interagiu com o público, que mostrou-se interessado pela qualidade da carne brasileira.Crédito: Fábio Medeiros

Expo milão  (2)

Fabrizio Nonis destacou qualidades dos cortes brasileiros. Crédito: Fábio Medeiros

1 comentários on Angus dá show em primeiro dia de apresentação em Milão
Carlos Weizel
É com muita alegria e orgulho que assisti à reportagem da feira e a luta da nossa pecuária para manter e espero, alcançar níveis que lhe são merecidos. Eu sou bisneto de criadores da raça, em Santiago e Tupanciretã/RS mas, também faço parte daquelas famílias que não conseguiram prever e adaptar-se às mudanças que a atividade da pecuária sofreu no século passado, tendo inclusive perdido sua identidade por longos anos. Depois, no final da década de 1980, trabalhei em São Gabriel como Técnico Agropecuária, em uma fazenda que criava ANGUS e IBAGÉ, mas na época o Serviço Militar apanhou-me, entrei para os Fuzileiros Navais onde atualmente sou um Comandante de batalhão. Eu estou no Corpo de Fuzileiros Navais/Marinha do Brasil há quase 30 anos e sempre fiquei intrigado como, ao redor do mundo, a raça ANGUS vendia e nós ficamos de certa forma absorvidos pelo desempenho quantitativo das raças zebuínas (as quais muito admiro) e de como, ficamos parametrizados pela sua performance. Há dois anos, quando estava de férias no RS, tive a agradável surpresa de encontrar, em diversos estabelecimentos. a carne separada por raças, e aproveitei a oportunidade para iniciar minha filha na arte de reconhecer cortes e raças, pelo sabor e conformação da carne e diversos cortes de ANGUS foram para a churrasqueira. Agora com essa investida eu entendo que os fatores de decisão para essa conduta sejam de domínio tanto de criadores como de outros atores da cadeia produtiva e espero tenham sorte e sucesso. Eu, durante anos, mantive a ideia de fazer um churrasco, caso eu fosse o comandante, com a carne de ANGUS, para mostrar aos meus companheiros que em nada devemos aos hermanos argentinos, onde vamos uma ou duas vezes por ano e ao sermos recebidos com seus "ASADOS" saímos todos espantados com a textura, maciez e sabor. Invariavelmente eu argumentava que temos esse tipo de carne mas restava a dúvida. Não poderei realizar este intento pois, como brasileiros, os senhores vivem assim como nós um ano e profundas restrições orçamentárias. De qualquer forma, agora que meu tempo de serviço está próximo do fim, acho que uma visita ao estande EXPOINTER deve colocar-me a par dessa história e dOs rumos buscados pelo nosso ANGUS. Com profundos respeito e admiração pelo trabalho Carlos

Post a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *