Chef italiano explora a carne e os sabores do Brasil na Expo Milão

Projeto Brazilian Beef realiza Cooking Show, em que o chef Fabrizio Nonis prepara pratos italianos utilizando a carne bovina brasileira da raça Angus. Crédito: Fábio Medeiros/ Divulgação

Projeto Brazilian Beef realiza Cooking Show, em que o chef Fabrizio Nonis prepara pratos italianos utilizando a carne bovina brasileira da raça Angus. Crédito: Fábio Medeiros/ Divulgação

Unir a gastronomia da Itália com o Angus Beef Terroir do Brasil. Esta é a proposta do Cooking Show Angus, promovido pela Associação Brasileira de Angus, com Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne (ABIEC) e Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) na Expo Milão. A ação integra o Projeto Brazilian Beef, parceria da ABIEC e da Apex-Brasil, para divulgação da carne bovina brasileira.

O Cooking Show Angus será realizado entre os dias 18 e 20 de junho, no Pavilhão Brasil da Expo Milão 2015, em Milão (Itália). A feira, que teve início em 1º de maio e segue até 31 de outubro, tem a participação de 145 países.

No evento, o chef italiano Fabrizio Nonis, apresentador do Programa Sconfinando TV, preparará pratos da culinária italiana utilizando ingredientes brasileiros, em especial, a carne bovina brasileira da raça Angus, já conhecida e apreciada pelos paladares mais exigentes da Europa.

A programação inclui uma apresentação por dia, sempre das 16h às 18h no auditório do Pavilhão Brasil. Em um primeiro momento, os participantes assistirão a um vídeo mostrando a origem da carne Angus produzida no Brasil e as normas de certificação, que viabilizam aos cortes garantia de qualidade e identidade. O documentário ainda apresenta os diferenciais da pecuária brasileira em relação a outros fornecedores internacionais, destacando a produção de animais a pasto e a cultura de um povo apaixonado pelo churrasco.

Em seguida, o chef Fabrizio Nonis apresentará a receita do dia e dará início à elaboração de pratos tipicamente italianos, mas produzidos com o sabor do Brasil. A ideia do projeto, explica o diretor do Programa Carne Angus, Reynaldo Titoff Salvador, é destacar o uso de cortes Angus na gastronomia internacional. “A carne brasileira, em especial a carne Angus Certificada, tem qualidades que transcendem o tradicional churrasco. Os cortes Angus têm as características almejadas pelos mais renomados chefs do mundo e pelos consumidores mais exigentes. É uma carne macia e suculenta e tem um sabor diferenciado que só se obtém a partir de animais criados em condições de clima e solo específicas”, explica Salvador.

Ao fim das oficinas, os participantes serão convidados a degustar os pratos ítalo-brasileiros.

A participação na Expo Milão é a primeira agenda internacional da Angus em 2015. Já estão previstas viagens à Alemanha, aos Emirados Árabes e à Rússia para divulgação da carne Angus.

As receitas:

18/6: Noix (entrecote) “Pizzaiola” com geleia de pimenta brasileira (prato do sul da Itália)

19/6: Alcatra à saltimboca alla romana e feijoada (prato da região central da Itália)

20/6: Roast beaf à milanesa (prato do Norte da itália)

 

Sobre a Associação Brasileira de Angus
A Associação Brasileira de Angus é uma entidade nacional que visa congregar criadores e fomentar a utilização da Raça Aberdeen Angus na pecuária, através do apoio técnico e promocional, buscando a excelência e a valorização do trabalho do associado e dos usuários da raça. Uma das ações mais destacadas é o Programa Carne Angus Certificada, que prevê apoio e renda extra aos pecuaristas que produzirem animais dentro de um padrão de alta qualidade para abate.

Sobre a ABIEC – www.abiec.com.br
Criada em 1979, a Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (ABIEC) reúne 27 empresas do setor no país, responsáveis por 92% da carne negociada para mercados internacionais. Sua criação foi uma resposta à necessidade de uma atuação mais ativa no segmento de exportação de carne bovina no Brasil, por meio da defesa dos interesses do setor, ampliação dos esforços para redução de barreiras comerciais e promoção dos produtos nacionais. Atualmente, o Brasil produz 10 milhões de toneladas de carne bovina, 20,8% são negociados para dezenas de países em todo o mundo, seguindo os mais rigorosos padrões de qualidade. Na última década, o país registrou crescimento de 135% no valor de suas exportações, atingindo o recorde histórico de US$ 7,2 bilhões em faturamento em 2014 e consolidando a posição de maior exportador mundial de carne bovina.

Sobre BrazilianBeef
Iniciado em 2001, o projeto setorial BrazilianBeef, uma parceria entre Apex-Brasil e ABIEC, tem o objetivo de fortalecer a imagem da carne bovina brasileira, melhorando a percepção de sua qualidade nos países importadores e ampliando, assim, a participação brasileira no mercado mundial de carnes. Em 14 anos, já foram firmados seis projetos, com investimentos de mais de R$ 40 milhões e crescimento das exportações em mais de 500%

0 comentários on Chef italiano explora a carne e os sabores do Brasil na Expo Milão

Post a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *