Livramento discute rendimentos e bonificações

 

Alinhar a oferta de bovinos para abate às exigências do Programa Carne Angus para a concessão de bonificações foi a tônica de encontro realizado no final de maio em Santana do Livramento. O evento, promovido pela Associação Brasileira de Angus, pelo Núcleo de Criadores de Angus de Livramento e pelo Marfrig, serviu como um momento de reflexão sobre a rentabilidade da produção e os limitadores que têm freado uma maior lucratividade das cargas entregues aos frigoríficos. Segundo a coordenadora regional do RS do Programa Carne Angus, Ana Doralina Menezes, houve grande participação de pecuaristas da região, que interagiram com a equipe técnica em busca de informações. Muitas delas relacionadas aos padrões de idade de abate, peso e acabamento de carcaça dos animais entregues aos frigoríficos.

Em sua exposição, o gerente de fomento do Marfrig RS, Diego Brasil, apresentou casos concretos de produtores que obtiveram bom desempenho dentro do programa, tanto com uso de campos nativos, quanto de suplementação e pastagens de inverno. Para realizar o contraponto, o dirigente ainda demonstrou entraves reais que prejudicam a avaliação de lotes. Foram ainda discutidas as principais oportunidades “dentro da porteira” de aumento da rentabilidade. “Procuramos mostrar aos criadores que o emprego de técnicas simples que melhoram os indicadores zootécnicos podem elevar substancialmente os ganhos do produtor pela entrega de carcaças mais pesadas e bem terminadas” explicou gerente do Programa Carne Angus, Fábio Medeiros

Os pecuaristas da região de Livramento aproveitaram a ocasião para fazer questionamentos sobre a nova Plataforma de Gestão Agropecuária (PGA), sistema que recentemente recebeu a adesão da Angus e reúne informações nacional sobre as diferentes cadeias produtivas do agronegócio. Medeiros explicou ainda aos presentes as inovações propostas pela nova plataforma e informou sobre os possíveis ganhos que pecuaristas e toda a cadeia da carne deverão ter com a ferramenta. Esclarecendo dúvidas, Medeiros explicou que o credenciamento dos produtores na PGA já pode ser feito desde o dia 1º de junho.

A coordenadora regional do RS do Programa Carne Angus ficou amplamente satisfeita com a ação que, segundo ela, é ideal para debater questões relativas à produção e à realidade de atividade pecuária na região de Livramento, que concentra fatia significativa do rebanho gaúcho.

0 comentários on Livramento discute rendimentos e bonificações

Post a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *