Carne Angus fomenta expansão da raça em Campo Grande

Em Campo Grande, evento reuniu mais de cem pecuaristas

Em Campo Grande, evento reuniu mais de cem pecuaristas

O programa Carne Angus Certificada deu início a um projeto de relacionamento com o pecuarista através de criadores do Mato Grosso do Sul. O trabalho teve seu primeiro evento no dia  25 de abril com o 1º Workshop Carne Angus Certificada durante a Expogrande 2015, em Campo Grande, e deve ter sua segunda edição já em julho. Segundo o gerente nacional do Carne Angus, Fábio Medeiros, a proposta é a criação de uma espécie de confraria, onde os criadores possam sanar dúvidas e trocar experiências. Os workshops fazem parte de um trabalho de extensão realizado pela Associação Brasileira de Angus e pelo JBS que ainda inclui visitas aos produtores e contatos após o abate para discussão dos resultados.

Neste primeiro encontro, mais de 120 produtores estiveram reunidos na Cooperativa Agropecuária Mista de Adamantina (Camda). O evento, que contou com o apoio da Associação Sul Matogrossense de Produtores de Novilho Precoce, ofereceu aos participantes ferramentas para ampliar a eficiência da produção de carne dentro do Programa Carne Angus Certificada. Para isso, detalharam os processos que envolvem a certificação das carcaças, as exigências técnicas e os ganhos que o programa traz ao produtor.  “Avaliando os resultados do grupo, levaremos informações que ajudem na obtenção de melhores resultados”, acrescentou Medeiros.

Convicto dos ganhos que os cruzamentos Angus podem trazer ao rebanho do Mato Grosso do Sul, o presidente da Associação Sul Matogrossense de produtores de Novilho Precoce, Carlos Furlan, espera os primeiros resultados já em 2015, mas admite que mais está por vir . Segundo ele, as vendas de doses de sêmen vêm aumentando consideravelmente, o que deve começar a render frutos entre dois e quatro anos.

Entre os palestrantes que participaram do workshop, destaque para a intervenção do zootecnista Lucas Soares Rosa, coordenador regional do Programa que detalhou o processo de avaliação e certificação de carcaças Angus e do diretor do JBS Eduardo Pedroso, que abordou a política de bonificação aos criadores de Angus e as ações da empresa para valorização e integração dos criadores. As conquistas e avanços da carne Angus também foram pontuadas pelo professo da Unicamp Pedro Felício, que ressaltou os critérios que compõem uma carne de qualidade.

O evento aconteceu em paralelo ao Show da Carcaça, promovido pela Associação Sul Matogrossense de Produtores de Novilho Precoce. Neste ano, pela primeira vez, o Show da Carcaça contou com um dia inteiro dedicado à avaliação de carcaças Angus, com cerca de 700 animais da raça.

 

Como participar do Carne Angus

Participar do Programa Carne Angus Certificada é fácil e lucrativo. Não há custo de adesão e nem burocracia. Basta trabalhar com, no mínimo, meio sangue Angus e negociar os animais para frigoríficos parceiros da Associação Brasileira de Angus.  Também é preciso atender a requisitos como abate de animais de, no máximo, dois dentes para machos castrados e fêmeas ou dente de leite para animais inteiros, com padrão de acabamento de carcaça compatível. Os animais encaminhados para o abate passam por avaliação de técnicos da própria entidade dos currais à  linha de produção. Todo o processo de desossa e embalagem também é inspecionado.

0 comentários on Carne Angus fomenta expansão da raça em Campo Grande

Post a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *