Participação é marca de Novo Conselho Técnico da Angus

conselhotecnicoO novo Conselho Técnico da Associação Brasileira de Angus promete imprimir um perfil de integração e participação nas ações de 2015. Já na primeira reunião de trabalho, realizada no dia 27 de abril, na sede da Angus, em Porto Alegre, o grupo deu início a um novo formato, com a presença de dois representantes via Skype e com a adesão de convidados que trazem o olhar de jovens especialistas representantes da nova geração da agropecuária brasileira.

A proposta, implementada pela presidente do Conselho,  Susana Macedo Salvador, em conjunto com o presidente da Angus, José Roberto Pires Weber, pretende promover a integração.  Para agilizar a comunicação entre o grupo e manter um debate constante sobre as questões técnicas da Angus, os conselheiros formaram um grupo no WhatsApp.  “Somos uma associação nacional com representantes de outros estados e estas tecnologias facilitam nossa comunicação e a participação constante de todos”.   A ideia do Conselho é contar com três jovens especialistas formados em veterinária, zootecnia ou agronomia, ligados à raça Angus. No primeiro encontro, o agrônomo e criador Camilo Viana, filho do pecuarista Caio Viana, teve participação destacada nos debates. “Esta troca de experiência com a nova geração nos ajuda a adequar a Associação aos novos tempos. Acredito que vamos ensinar e também aprender muito com eles”, pontuou Susana.

Outra novidade foi a participação do representante dos técnicos: Flávio Montenegro Alves, de Alegrete, enriquecendo a reunião com as sugestões feitas por seus colegas.   Segundo a presidente, novos nomes devem se unir ao grupo na próxima reunião, agendada para o início de julho. “É uma satisfação fazer parte desse Conselho tão qualificado. O presidente Weber tem uma postura de delegação que nos confere um maior compromisso e muita responsabilidade. Estou muito motivada pela confiança depositada em mim”. frisou. Segundo Susana, a gestão do Conselho segue a mesma linha de descentralização, priorizando a distribuição de responsabilidades, o que torna o trabalho “muito mais rico e dinâmico”.

Veterinária , Susana Macedo Salvador já fez história à frente do Conselho Técnico da Angus. Ela presidiu o grupo por mais de dez anos e, nos últimos dois, esteve afastada. Agora, retornou a pedido do presidente Weber com o desafio de “liderar um grupo de lideres”,  profissionais extremamente qualificados e pró-ativos .   A presidente do Conselho ainda destacou a importância de um trabalho integrado com outros setores da Associação, como a ação da gerente Administrativa, Katiulci Santos; do gerente Nacional do Programa Carne Angus, Fábio Medeiros;  e da assistente técnica Jennifer Luzardo Teixeira.

Mudanças à vista  

Entre os assuntos debatidos na primeira reunião do Conselho Técnico mereceram destaque os ajustes promovidos no regulamento do programa Terneiro Angus Certificado.   No encontro, os conselheiros ainda reavaliaram os critérios de seleção de touros PO. Os animais que, até então poderiam ser validados em qualquer idade, devem agora cumprir o mesmo regramentos dos reprodutores PC, ou seja, sempre acima dos 18 meses ou abaixo desta idade para animais com mais de 320 quilos.  “Constatamos que nossa seleção estava sendo muito mais criteriosa para os touros PC do que para os PO. Por isso, unificamos a regra”. Os ajustes serão repassados aos técnicos da Angus em encontro a ser realizado em Santa Catarina na primeira quinzena de julho.

Conselho Técnico 2015

Presidente: Susana Macedo Salvador (Alegrete/RS)

Conselheiros:

Antônio Martins Bastos Neto (Uruguaiana/RS)

Cristopher Filippon (Cascavel/PR)

Marcio Sudati Rodrigues (Manoel Viana/RS)

Roberto Vilhena Vieira (São Paulo/SP)

Ulisses Rodrigues Amaral (Santa Vitória do Palmar/RS)

Fernanda Nogueira Kuhl (ANC) – (Pelotas/RS)

 

Representante dos Técnicos:

Flávio Montenegro Alves (Alegrete/RS)

Jovem Convidado:

Camilo Viana

0 comentários on Participação é marca de Novo Conselho Técnico da Angus

Post a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *