Os melhores animais Angus na ExpoLondrina 2015

DEV_4774

Reconquista TE 2068 Tina Density Quebracho, de José Paulo Dornelles Cairoli (Fazenda Reconquista – Alegrete, RS), foi a Grande Campeã Angus da ExpoLondrina 2015, realizada no dia 17 de abril, em Londrina (PR). Entre os machos, o Grande Campeão Angus foi Maya Catanduva Impávido Eleutério Lana, apresentado por Zuleika Borges Torrealba (Cabanha da Maya – Bagé, RS).

No total, cerca de 90 animais Angus participaram da exposição – a mais importante do Paraná e uma das mais representativas do calendário nacional.

DEV_5355

“Londrina se caracteriza por uma mostra muito competitiva, que atrai o interesse de muitos criadores do Paraná, mas também do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Minas Gerais. Como é sua característica, o Angus contou com animais de alta qualidade genética, que valorizam a raça e contribuem para atrair novos criadores”, ressalta José Roberto Pires Weber, presidente da Associação Brasileira de Angus, presente ao evento.

Além da Grande Campeã Angus, Reconquista Tina, destaque na ExpoLondrina também para a Reservada de Grande Campeã, Maya TE308 Imperatriz Ditador Solvente (Cabanha da Maya), e a Terceira Melhor Fêmea, a terneira Reconquista TE2361 Vivian Priority (Fazenda Reconquista).

O Reservado de Grande Campeão Angus foi Reconquista TE2344 Vamp Candelero M.Beef (Fazenda Reconquista) e o Terceiro Melhor Macho, Maya 311 Ilustre Clark Filhota (Cabanha da Maya). O jurado foi Cristopher Fillipon.

Encontro com a ministra da Agricultura – O presidente da Associação, José Roberto Pires Weber, recepcionou a ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Katia Abreu, que visitou a ExpoLondrina, no dia 17 de abril. “A Angus tem sido chamada com frequência pela ministra para discutir questões ligadas à cadeia da carne bovina. Além da importância econômica, já que a genética Angus tem sido utilizada com maior intensidade na pecuária, também conquistamos relevância política”, assinala o presidente Weber.

Presidente Weber e a ministra Katia Abreu

Leilão valorizado – A raça Angus fez história mais uma vez. O Leilão Conexão Reconquista, realizado durante a ExpoLondrina 2015, vendeu um lote de 30 machos meio sangue Angus, desmamados, com 8 a 10 meses de idade, por R$ 2.085,00 cada. Foi o maior preço de bezerros até 12 meses de idade já realizado na pecuária brasileira.

“A pecuária está em um momento especial e o Angus, uma raça fantástica focada na carne de qualidade, dá sua contribuição para o crescimento da atividade, com profissionalismo e, especialmente, excelente produtividade. O mercado reconhece essas características do Angus e paga por essa genética diferenciada”, ressalta José Roberto Pires Weber, presidente da Associação Brasileira de Angus.

O criador José Paulo Dornelles Cairoli ressalta a grande procura pela genética Angus e a valorização dos bezerros meio-sangue e dos touros no leilão. No total, foram vendidos 18 reprodutores pela média de R$ 9.040,00. “O mercado está favorável porque há escassez de bovinos para abate e a genética Angus representa alta qualidade de carne, além de rápido ganho de peso e conformação de carcaça”, informa Cairoli, titular da Fazenda Reconquista.

 

Com a palavra, os tratadores

Afinal, quais as principais dúvidas de manejo dos animais Angus dos funcionários das fazendas? E os cuidados nutricionais? E sanitários?

Essas e outras questões importantes na rotina das propriedades pecuárias de Angus foram debatidas em um evento exclusivo para os tratadores das fazendas participantes da ExpoLondrina, no dia 16 de abril, em Londrina (PR).

A presença foi elevada. Participaram cerca de 30 funcionários de fazendas de Paraná, Rio Grande do Sul, São Paulo e Minas Gerais.

O que mais agradou aos participantes foi o formato da discussão. “Ao contrário de outros eventos não fizemos palestras sobre os temas mais importantes do dia a dia do Angus nas fazendas. Motivamos os tratadores a colocar suas dúvidas sobre o manejo dos bovinos. A interação foi excelente”, ressalta Rednilson Góes, técnico da Associação Brasileira de Angus, que coordenou a conversa.

O manejo de carrapatos foi o assunto que mais apareceu nos depoimentos das equipes das fazendas. “Isso é muito bom, pois vários tratadores trouxeram contribuições para discutir com os colegas. Esse processo deu uma dinâmica especial ao bate-papo, com a troca de ideias entre todos. Sem dúvida, acrescentou muito para ajudar no manejo sanitário dos animais”, explica Rednilson.

O objetivo é repetir essa iniciativa da Associação Brasileira de Angus em outras exposições. Além disso, também está em discussão a criação de um grupo na rede social para troca de informações periodicamente. Ao final do evento a Associação Brasileira de Angus serviu um almoço de encerramento e confraternização entre os tratadores.

Presidente Weber, Daniel Xavier (TÜV Rheinland) e Reynaldo Salvador

Angus e TÜV Rheinland assinam acordo de certificação do Programa Carne Angus Certificada

O Programa Carne Angus Certificada dá um importante passo rumo à valorização da carne Angus no mercado internacional –, especialmente nos países que valorizam a carne de qualidade, como a União Europeia. A partir de agora, a validação internacional do Programa será responsabilidade da certificadora alemã TÜV Rheinland (TR). O acordo foi assinado na ExpoLondrina, em 17 de abril, pelo presidente da Associação Brasileira de Angus, José Roberto Pires Weber, o diretor do Programa Carne Angus Certificada, Reynaldo Titoff Salvador e o gerente da TÜV Rheinland, Daniel Gularte Xavier.

“A TÜV Rheinland é uma empresa europeia, sediada em Colônia (Alemanha), com mais de 140 anos de atuação no mercado, sendo conhecida e reconhecida em todo o mundo. Além disso, ela possui filial própria no Brasil e escritório em mais de 60 países, incluindo os principais mercados potenciais para a carne Angus brasileira. Esta abrangência permite a equivalência de nossa certificação em todos os países onde a empresa está presente, facilitando o acesso aos mais exigentes mercados”, explica Reynaldo Titoff Salvador, diretor do Programa Carne Angus Certificada.

Fabio Medeiros, gerente nacional do Programa Carne Angus Certificada, acrescenta que “o reconhecimento de uma certificadora europeia confere ao Programa da Angus alta credibilidade junto à União Europeia, viabilizando as exportações a este importante mercado”.

A TÜV Rheinland possui acreditação junto ao INMETRO e está credenciada no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) como Organismo de Certificação Independente para as mais diversas normas. Com esse importante avanço, todas as unidades produtoras do Programa Carne Angus Certificada passam a ser auditadas segundo o Manual da Qualidade do Programa.

“A TR possui profissionais altamente capacitados, com corpo técnico composto por médicos veterinários, zootecnistas e engenheiros agrônomos, dentre outros especialistas. Nossa experiência na área de alimentos está voltada à segurança alimentar com foco em certificações de Normas ISO 22000, BRC, HACCP, BPF e protocolos customizados para clientes específicos, englobando toda a cadeia de fornecimento (campo ao consumidor final)’’, explica Plinio Pereira, Gestor da área de Certificações da TÜV Rheinland, também presente ao evento ao lado do auditor Guilherme Beil Amado.

 

 

 

 

0 comentários on Os melhores animais Angus na ExpoLondrina 2015

Post a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *