Frigorífico São João, de São João do Itaperiú (SC), é o nono parceiro do Programa Carne Angus Certificada
- Dia 16/12/2014
O Programa Carne Angus Certificada chega à ‘capital catarinense da carne bovina’, São João do Itaperiú. Foi firmado na última semana, em Porto Alegre (RS), acordo que define a parceria entre a Associação Brasileira de Angus e o frigorífico São João, que passa a ser a nona empresa da indústria frigorífica a integrar o maior programa de certificação de carnes do País. O acerto foi assinado pelo presidente da Associação, Paulo de Castro Marques, o diretor do Programa de Certificação, Reynaldo Salvador, e o proprietário do São João, Laércio José Espíndola.
O frigorífico São João conta hoje com uma planta frigorífica com capacidade estática de abate de 300 cabeças por dia. De acordo com Espíndola, as estimativas da empresa para 2015, ano em que iniciam de fato os trabalhos com o Carne Angus Certificada, são de abater entre 400 e 600 cabeças de gado Angus certificado por mês, atendendo a aproximadamente 150 produtores da região. Um selo especial para a linha de carne Angus certificada deverá ser criado pelo frigorífico em, no máximo, 90 dias para atender, principalmente, às regiões litorânea e da serra catarinense.
“Esta parceria representa muito para o nosso frigorífico e, principalmente, para os criadores de Angus da região, a maioria pequenos produtores, que terão um reconhecimento bonificado por sua excelência na produção de um gado com ótimo acabamento e peso ideal para atingir o mercado catarinense”, ressalta Laércio José Espíndola. “Estamos trazendo o Carne Angus Certificada com mais força para Santa Catarina em grande parte graças ao trabalho sério, honesto e capacitado desenvolvido pelo presidente do Núcleo Catarinense de Criadores de Angus, Nelson Serpa”, complementa.
Agora com 23 plantas – algumas destas aprovadas para exportação -, trabalhando em sete dos principais Estados produtores do Brasil (RS, SC, PR, SP, MS, MT e GO), o Programa Carne Angus Certificada, que completou 11 anos de atividades em 2014, deve fechar este ano com o abate de mais de 330 mil cabeças de gado da raça. Segundo Reynaldo Salvador, diretor do Programa, o crescimento mútuo da cadeia produtiva é o principal mote da ação.
“O mercado catarinense é especial, pois se trata de uma zona de rígida segurança sanitária, e está em ascensão”, aponta Salvador. “Reforçamos nossa atuação no Estado com mais um frigorífico parceiro, levando à cadeia produtiva de Santa Catarina nosso principal intuito, que é o de promover ganhos para o produtor, que é bonificado e, assim, estimulado a produzir um gado de cada vez mais qualidade, para o frigorífico, que recebe carcaças de alto padrão, e para o consumidor, que tem acesso a uma carne que atende aos mais rigorosos mercados consumidores mundiais, com a maciez e o sabor que só o marmoreio e a cobertura de gordura característicos da raça Angus podem conferir”, acrescenta o diretor e pecuarista.
Para participar do Programa Carne Angus Certificada, o produtor deve apresentar animais com no mínimo 50% de sangue Angus, que sejam machos inteiros e dentes de leite, ou fêmeas e machos castrados de até dois dentes. No Programa, todo o processo de produção, desde o curral até a embalagem dos cortes, é acompanhando por técnicos treinados pela Associação Brasileira de Angus e auditado pela certificadora internacional AUSMEAT. Para mais informações sobre o Programa Carne Angus Certificada, acessewww.carneangus.org.br.
2 comentários on Frigorífico São João, de São João do Itaperiú (SC), é o nono parceiro do Programa Carne Angus Certificada