GTPS defende sustentabilidade da carne brasileira no Parlamento Europeu
- Dia 12/12/2014
O Grupo de Trabalho da Pecuária Sustentável (GTPS), do qual a Associação Brasileira de Angus é membro permanente, participou do seminário Perspectivas Brasil-UE na Produção Sustentável de Alimentos, realizado no Parlamento Europeu, em Bruxelas (Bélgica), na última quinta-feira, 4 de dezembro. O GTPS foi representado por Fernando Sampaio, membro da comissão executiva do grupo e Diretor Executivo da Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne (ABIEC), integrante da categoria de Indústrias do GTPS.
No evento, Sampaio integrou o painel sobre Produção Pecuária Sustentável, que contou também com Elizabeth Murphy, da União Europeia do Comércio de Bovinos e da Carne (UECBV), representando o setor de carne europeu. Durante o painel, Sampaio e Murphy mostraram grande sintonia em relação aos principais desafios que o setor enfrenta e à grande complementaridade e cooperação já existentes entre os dois parceiros comerciais.
O segundo painel, por sua vez, abordou a Cooperação Brasil-UE em Agricultura e reuniu representantes dos dois governos. Odilson Silva falou em nome do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e Jena-Marc Trarieux em nome da Direção-Geral da Agricultura e Desenvolvimento Rural da Comissão Europeia. Neste painel, os representantes apontaram diversos exemplos de cooperação entre os governos, além de discutirem sobre o potencial de cooperação no futuro relatório, a ser elaborado em parceria.
Após o encerramento do evento, Fernando Sampaio fez uma entrega da Nota sobre “Mecanismos de Controle e Redução do Desmatamento no Bioma Amazônia Brasileiro” ao deputado Czesław Adam Siekierski, na qualidade de Presidente da Comissão da Agricultura e Desenvolvimento Rural do Parlamento Europeu. O documento é de grande relevância para o setor brasileiro de carne bovina e para a imagem do agronegócio brasileiro, já que colabora na desconstrução de alguns mitos relacionados que ainda subsistem entre alguns formuladores europeus de políticas públicas e que afetam negativamente a imagem do Brasil. O documento já tinha sido entregue no último dia 3, ao deputado Paulo Rangel, presidente da Delegação do Parlamento Europeu para as relações com a República Federativa do Brasil.
0 comentários on GTPS defende sustentabilidade da carne brasileira no Parlamento Europeu