Associado, junte-se ao Projeto da Embrapa para identificação de resistência aos carrapatos

A Associação Brasileira de Angus é parceira de um projeto muito importante da Embrapa Pecuária Sul, que objetiva a identificação de animais resistentes ao carrapato a partir do uso de seleção genômica (análise de DNA dos bovinos), a mais moderna tecnologia genética disponível no país e no mundo.

O trabalho começa com a classificação dos animais de acordo com o seu grau de resistência. Essa informação é associada aos dados genotípicos (obtidos pela genotipagem dos animais) para identificar marcadores moleculares da raça Angus relacionados à característica de resistência. O passo seguinte é genotipar os animais jovens e o seu grau de resistência estimado pela presença de tais marcadores.

O sucesso do projeto depende diretamente da participação de criadores de Angus. Quanto mais participantes maior é a acurácia dos dados obtidos, já que a resistência ao carrapato é regulada por muitos genes.

Como parte do trabalho, a Embrapa Pecuária Sul também monitorará parasitas que causam a Tristeza Parasitária Bovina, para tentar relacionar a resistência ao carrapato com a resistência à TPB.

A partir destes dados serão geradas avaliações genômicas para os animais participantes do projeto e futuramente, dependendo da boa adesão dos criadores, poderá ser gerado um Sumário Genômico de Touros pais Angus e painéis de marcadores para seleção de animais jovens sem mais a necessidade de expor estes ao parasitismo.

Gostou da iniciativa? Quer participar?

Os criadores de Angus interessados em participar desse projeto inovador passarão por treinamento para padronização das contagens e esclarecimento de cuidados a ser tomados na coleta de dados.

Na sequência, serão responsáveis pela realização de três contagens por animal (animais do sobreano) no período de primavera a outono de cada ano – a cada contagem será coletada amostra de sangue para genotipagem e pesquisa de hemoparasitos.

Para maiores informações, basta entrar em contato com a Associação pelo telefone (51) 3328.9122 ou e-mail [email protected].

0 comentários on Associado, junte-se ao Projeto da Embrapa para identificação de resistência aos carrapatos

Post a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *