Angus e ANC lançam Programa de Fomento ao Cruzamento da raça
- Dia 30/09/2014
Ação visa fomentar o crescimento do Angus em todo o País e deverá ter reflexo no aumento do volume de animais abatidos pelo Programa Carne Angus Certificada
Raça líder no mercado de genética da pecuária nacional, segundo dados da Associação Brasileira de Inseminação Artificial (Asbia) – vendeu mais de 3,4 milhões de doses de sêmen no mercado nacional em 2013 -, a Angus lança mais uma ação visando à expansão de sua genética pelo País: o Programa de Fomento ao Cruzamento Angus, estabelecido pela Associação Brasileira de Angus em parceria com a Associação Nacional de Criadores ‘Herd-Book Collares’ (ANC).
De acordo com a Angus, o projeto tem como principais objetivos ampliar o número de animais registrados na categoria de Cruzamento sob Controle de Genealogia (CCG), fortalecer a expansão dos rebanhos no Brasil Central, estimular a comercialização de animais melhoradores e aproximar criadores de rebanhos comerciais de entidades.
“Com este programa, buscamos desmistificar de vez a ideia de que o Angus só é produtivo nas condições de produção do sul do País. Com um planejamento orientado a raça pode atender a qualquer parte do Brasil. A partir de agora, aquele pecuarista que se engajar terá o apoio e a assistência dos técnicos da Angus, e isto representa um importante fomento da raça e ganhos financeiros para toda a cadeia produtiva“, afirma o presidente da Associação Brasileira de Angus, Paulo de Castro Marques.
Para o presidente da ANC, Mário Ubirajara Rota Anselmi, este é um momento marcante na pecuária nacional. “Queremos que o Angus cresça e, para isso, é importante reconhecer o registro como a valorização da genética do reprodutor”, enfatiza o dirigente.
Como participar – Podem participar do Programa de Fomento ao Cruzamento Angus criadores de todo o País, que, automaticamente, são classificados como Associados Colaboradores da Angus, ficando isentos de cobrança de anuidades e taxa de adesão, pagando um valor promocional por animal certificado. O cadastro na ANC também é automático.
O criador deverá contatar diretamente a Angus ou um de seus inspetores zootécnicos para fazer parte do Programa. Poderão ser registrados, através do incentivo conferido pelo Programa, animais oriundos do cruzamento com a raça Aberdeen Angus, com no mínimo oito meses de idade, nascidos do acasalamento de vacas de qualquer raça.
Segundo a assistente técnica da Associação Brasileira de Angus, Jennifer Luzardo Teixeira, poderão ser registrados machos inteiros e fêmeas com o mínimo de 50 % de sangue Angus, filhos de inseminação artificial ou de touros registrados PO e PC. Caberá ao pecuarista apresentar as notas fiscais de sêmen e as cópias dos registros dos reprodutores, no caso de monta, para comprovar a adequação ao programa.
O segundo estágio é a avaliação dos animais pelo inspetor técnico da Associação, que verificará a prevalência das características da raça, conforme o respectivo grau de sangue. Os animais deverão ser mochos, sendo aceitos batoques frouxos e chifres “banana” apenas em animais cruzados com zebuínos, com pelagem característica do cruzamento com Angus. Além disso, deverão apresentar peso compatível com sua faixa etária e condições zootécnicas compatíveis com animais destinados à reprodução. Aqueles que não preencherem todos os requisitos acima serão descartados pelo inspetor. Os aprovados recebem a marca de fogo do Programa (CCG), tatuagem na face interna da orelha e um brinco identificador do Programa, o qual permitirá sua rastreabilidade durante toda a vida produtiva.
O novo programa também terá reflexos positivos no mercado da carne Angus, diz Fábio Medeiros, gerente do Programa Carne Angus Certificada, principal programa de certificação de carne do Brasil. Para ele, o fomento da Associação Brasileira de Angus aos cruzamentos deve intensificar o aumento do volume de animais abatidos com a chancela do programa de certificação, que já cresce em uma média de 15% ao ano. “Valorizando a genética da raça, consequentemente estamos valorizando seu produto principal, que é a sua carne. Sendo assim, agregamos ainda mais valor ao intuito principal do Carne Angus Certificada, que é o de gerar maior receita para todos os elos da cadeia produtiva envolvidos no processo”, salienta.
O Programa de Fomento ao Cruzamento Angus já está em vigor. Mais informações podem ser obtidas no site da Associação Brasileira de Angus (www.angus.org.br), pelo telefone 51 3328-9122/ 51 8195-9311, ou pelo e-mail [email protected].
Para visualizar o Manual do Programa, Clique aqui.
0 comentários on Angus e ANC lançam Programa de Fomento ao Cruzamento da raça