Precocidade e média de 280 kg marcam a 1ª edição do Concurso de Carcaças Angus no Paraná
- Dia 21/08/2014
A Associação Brasileira de Angus realizou na última semana o 1º Concurso de Carcaças Angus PR – O Show da Qualidade Não Para. O evento, que teve os abates técnicos realizados no frigorífico Keller, em Guarapuava (PR), apresentou animais com idade média de 16,4 meses entre os machos e 16,7 meses para as fêmeas, além de peso de carcaça médio de 279,62 kg entre os machos e 219,66 kg entre as fêmeas. O concurso foi promovido em conjunto com a CooperAliança, parceira do Programa Carne Angus Certificada.
O rendimento médio das carcaças ficou em 56,69% para os machos e 53,39% para as fêmeas. Os criadores Antônio Zancanaro e Edio Sander foram os consagrados da primeira edição do concurso no Paraná. Zancanaro faturou o título com os machos – idade média de 11,87 meses; 272 kg de peso de carcaças e rendimento de 58,33%. Já Sander conquistou o troféu com as fêmeas – idade média de 13,37 meses; 207 kg de peso de carcaças e rendimento de 53,54%.
De acordo com Edio Sander, que também é presidente da CooperAliança, a qualidade dos animais apresentados durante o concurso de carcaças reflete o que o setor produtivo da raça no Paraná já tem visto no campo. “Vimos no concurso a concretização da evolução qualitativa do gado Angus no Paraná. Temos um grupo de criadores na região muito unido em prol do melhoramento genético do Angus e produzimos uma carne que atinge os mais altos níveis de qualidade”, conta Sander.
Fabio Medeiros, gerente do Programa Carne Angus, corrobora a opinião do pecuarista e dirigente paranaense. Para ele, os grandes destaques foram a precocidade e a homogeneidade das carcaças apresentadas. “Tivemos, no final, uma pontuação muito parelha entre os criadores. Isso mostra que não há um criador despontando, muito à frente dos ouros. Todos ficaram muito próximos, apresentando uma qualidade fantástica em seus produtos”, pontua Medeiros.
Segundo Reynaldo Salvador, diretor do Programa Carne Angus Certificada, a união dos elos da cadeia produtiva é o ponto a ser ressaltado no concurso de carcaças Angus, que anualmente tem edições no Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul. “Trata-se de uma importante exposição da qualidade produzida pelos criadores locais, que são beneficiados em sua relação com a indústria frigorífica, que, por sua vez, ganha ao disponibilizar produtos de qualidade superior ao consumidor final. É o sumo do Programa Carne Angus Certificada”, resume.
Completando dois anos em 2014, a parceria entre a Associação Brasileira de Angus e a CooperAliança apresenta um crescimento anual de 30% no volume de animais abatidos pelo Programa Carne Angus Certificada, de acordo com a cooperativa de Guarapuava .
Com mais de 254 mil cabeças abatidas em 2013, o Programa Carne Angus Certificada, principal programa de certificação de carne do País, conta com oito frigoríficos parceiros – Marfrig, VPJ, Frigorífico Silva, Cooperaliança, Cotripal, Frigol, Verdi e JBS – com 18 plantas, divididos em sete dos principais estados pecuaristas do Brasil (RS, PR, SC, SP, MS, GO e MT).
No programa, todo o processo industrial, desde o abate e tipificação das carcaças até a embalagem final do produto, é acompanhado permanentemente pelos técnicos do Programa Carne Angus Certificada e auditado pela Certificadora Ausmeat, que confere reconhecimento e credibilidade internacional com a outorga do selo de Certificação Ausqual. Mais informações no endereço eletrônico www.carneangus.org.br ou pelo e-mail [email protected].
0 comentários on Precocidade e média de 280 kg marcam a 1ª edição do Concurso de Carcaças Angus no Paraná