Touro da P.A.P Lagoa Preta vence a IV Prova de Avaliação a Campo Angus Embrapa

SONY DSCDe propriedade da P.A.P Lagoa Preta (Dom Pedrito/RS), de Lourival Simões Pires, o touro NC 1713 Condor Tavian NC 1008 foi anunciado o campeão da IV Prova de Avaliação a Campo de Reprodutores Angus Embrapa. A Associação Brasileira de Angus e a Embrapa Pecuária Sul divulgaram os vencedores em Tarde de Campo realizada na última sexta-feira (23), no auditório da Embrapa, em Bagé (RS).

A segunda posição ficou com o reprodutor Umbu 2104 Lapacho, de Angelo Bastos Tellechea, da Cabanha Umbu (Uruguaiana/RS). O terceiro lugar foi para Catanduva 1804 Zuch TE120 TE314, propriedade de Fábio Luiz Gomes e Fabiana Gomes, da Cabanha Catanduva (Glorinha/RS).

A prova de avaliação se desenvolveu da seguinte maneira: durante 196 dias os animais da Agropecuária Proteção, Cabanha Catanduva, Cabanha da Barragem, Cabanha da Maya, Cabanha Boca Negra, Cabanha Terra Costa, Cabanha Umbu, Cabanha Coronado, Estância da Barragem, Estância Santa Eulália, Reconquista Agropecuária, Fazenda Santa Cecília e P.A.P. Lagoa Preta foram monitorados pelos técnicos da Embrapa e da Associação Brasileira de Angus.

O objetivo do teste foi identificar os melhores reprodutores da raça Angus com características superiores para a produção de carne em sistema de pastejo. Durante o período de testes os animais passaram por pesagens a cada 28 dias para o monitoramento do seu potencial de ganho de peso a pasto. Além do fator peso os animais passaram por outras avaliações objetivas, como Área de Olho de Lombo (AOL), Espessura de Gordura Subcutânea (EGS) e gordura intramuscular, todas medidas por meio do ultrassom.

SONY DSC

Também foram realizadas análises morfológicas, quando são levadas em consideração a conformação do animal, precocidade e musculatura; além do padrão racial e as características funcionais desejadas pela raça.

O evento que anunciou os vencedores ainda contou com a palestra “Problemas e soluções do carrapato e da tristeza parasitária na fazenda”, ministrada pelo Dr. João Carlos Gonzales, uma das principais autoridades técnicas sobre o assunto no País.

0 comentários on Touro da P.A.P Lagoa Preta vence a IV Prova de Avaliação a Campo Angus Embrapa

Post a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *