Raça Angus é destaque no Congresso da Carne promovido pelo USDA

Fazenda 7 Voltas - Bezerros Angus ao pé de Vacas NeloreA raça Angus marcou presença no Congresso da Carne do Emerging Markets Program (EMP) ou Programa de Mercados Emergentes, na tradução para o português, evento realizado na última semana, em Campo Grande (MS).

O Programa de Mercados Emergentes é uma iniciativa do USDA, o departamento de agricultura do governo dos Estados Unidos, e visa, além de promover a exportação de produtos agrícolas produzidos no país, também identificar novos mercados com potencial para a produção de alimentos.

Depois de dois anos visitando países produtores de carne bovina na América Central e do Sul para o EMP, a comissão avaliadora americana da Cooperative Resources Internacional (CRI), financiada USDA, esteve no Brasil para apresentar os relatórios das visitas à Colômbia, Honduras e Nicarágua. O Congresso da Carne reuniu representantes dos cinco países, ligados a diferentes pontos da cadeia produtiva.

O Brasil foi utilizado, na verdade, como um exemplo que deu certo na pecuária e indústria da carne e serviu como uma vitrine para que os demais países extraíssem ideias aplicáveis em suas realidades.

Além de uma palestra sobre a raça Angus, houve ainda uma visita à Fazenda Sete Voltas (Ribas do Rio Pardo/MS), onde os participantes puderam conferir, ‘in loco’, os resultados do cruzamento industrial utilizando a genética da raça.
O gerente do Programa Carne angus Certificada, Fábio Medeiros, avaliou positivamente a realização do evento e a participação da Associação Brasileira de Angus. “Pudemos levar aos países participantes do EMP informações relevantes sobre a genética Angus nacional e estreitar laços comerciais com os demais países. Mais que a perspectiva de expandir o uso da nossa genética para além do Brasil, o interessante é pode cooperar com o desenvolvimento da cadeia da carne em outros países, usando todo o aprendizado que temos acumulado nas últimas décadas”, disse.

A CRI Genética Brasil, subsidiária da CRI, foi a empresa responsável por intermediar os contatos e a organização do evento em âmbito nacional.

Equipe na Fazenda 7 Voltas

 Segundo o Vice-presidente administrativo de desenvolvimento global da CRI, Dean Gilge, depois de tudo o que foi visto no congresso e das ideias e conclusões obtidas pelos representantes dos países, a CRI e o governo americano precisam, agora, ir além para colaborar efetivamente com a melhoria genética, informacional e tecnológica dos rebanhos e indústrias centro-sul americanas.

Para Gilge, um exemplo de ação é a CRI propor um projeto piloto ao USDA, no qual estará envolvida a importação de sêmen por determinados grupos. “Mas, para isso, é importante que os produtores e processadores desses países estejam alinhados, numa situação em que o frigorífico exija um produto superior ao pecuarista e este, ao entrega-lo à indústria, seja melhor remunerado. Assim, o esforço para aprimorar a genética do rebanho e o sistema produção terá mais sentido para a ponta inicial e mais resultados para a indústria da carne”.

0 comentários on Raça Angus é destaque no Congresso da Carne promovido pelo USDA

Post a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *