Alta qualidade de animais trazidos a julgamento e remate com boas médias são destaques da primeira exposição da Angus em 2014
- Dia 24/02/2014
Começou aquecida a temporada anual de exposições e leilões chancelados da Associação Brasileira de Angus.
Neste último final de semana, na pista de julgamentos do Parque de Exposições Dr. Fernando Cruz Pimentel, em Avaré (SP), o que se viu foi o melhor da genética Angus vinda dos estados do Rio Grande do Sul, São Paulo e Minas Gerais.
Ao final do julgamento das 30 categorias de machos e fêmeas de argola o juiz argentino Ariel Macagno falou da dificuldade em fazer as escolhas, devido à alta qualidade dos animais trazidos a Avaré. “São animais excelentes. Todos animais com qualidade de grandes campeões. Fico contente em ver que no Brasil se conduz um trabalho de melhoramento genético tão bom”, disse o juiz, antes de anunciar os grandes campeões entre todos os machos e fêmeas que vieram à pista.
O destaque entre as fêmeas foi a vaca Lavínia da Fumaça TE 750, de propriedade da Agropecuária Fumaça, de Paranapanema (SP), que levou o título de Grande Campeã. “Para nós é um título muito importante. Retornamos à criação de Angus faz apenas dois anos e esta matriz já é um fruto do nosso trabalho. É sinal de que estamos no caminho certo”, disse o proprietário da Agropecuária Fumaça, Eduardo Braga.

Grande Campeã – Lavínia da Fumaça TE 750
O título de Reservada de Grande Campeã foi para a Reconquista TE2060 traição Pucará Quebracho, de propriedade da Fazenda Reconquista, de José Paulo Dornelles Cairoli, de Alegrete (RS), seguida da ASD1117 Carrasco Aghata, da Casa Branca Agropastoril, propriedade de Paulo de Castro Marques, de Fama (MG), eleita como Terceira Melhor Fêmea.
Entre os machos o título de Grande Campeão ficou com Maya CAT300 Impávido Eleutério Lana, da parceria de Zuleika Borges Torrealba e Fábio Gomes e Fabiana Gomes, Cabanha da Maya, de Bagé (RS). “Estamos muito satisfeitos com o prêmio. Sobretudo porque o exemplar campeão é filho de um touro nosso da cabanha. O que mostra o quanto estamos evoluindo como produtores de boa genética. É um resultado importante também por ser a primeira do ano. E vamos buscar evoluir mais, buscar a excelência”, destaca Guilherme Borela, médico veterinário da Cabanha da Maya.

Grande Campeão – Maya CAT300 Impávido Eleutério Lana
Dobradinha para a Reconquista Agropecuária e Agropecuária Fumaça que também faturam os títulos de Reservado Grande Campeão e Terceiro Melhor Macho, respectivamente, com os touros Reconquista TE2098 Tande Brand N. Quebracho, e Nero da Fumaça 794.
“Os criadores estão de parabéns. O nível de qualidade dos animais inscritos impressionou e isso é um indício de que este ano os prêmios dos ranking de criadores e expositores serão muito disputados, o que é excelente para a raça, que só ganha com a evolução genética constante dos rebanhos”, pontua o presidente da Angus, Paulo de Castro Marques.
Remate Aquecido. A exposição de Avaré marcou também a abertura do calendário anual de remates chancelados da Angus, com a realização do Leilão Avaré Angus Show, organizado pela Casa Branca Agropastoril, em parceria com a VPJ Pecuária, Agropecuária 3E, Agropecuária Fumaça e Agropecuária ECO Angus.
O remate levou à pista uma seleção de matrizes prenhes ou com bezerro ao pé e de touros com idade média de 22 meses. Todos animais rústicos, ideais para a produção a campo.
Ao todo foram vendidos 94 animais, em um remate ágil e com boas médias para um início de temporada. O valor médio para as matrizes ofertadas girou em torno dos R$ 5 mil. Já entre os machos que vieram à pista o valor médio obtido foi de R$ 12.5 mil.
“Foi um remate bom, com bastante liquidez. Sinal de que conseguimos entender o que o mercado demanda e trazer uma seleção compatível com a procura. O foco foram exemplares de produção, prontos para trabalhar em diversas regiões do País e para agregar produtividade aos planteis”, pontua Paulo de Castro Marques, proprietário da Casa Branca Agropastoril e Presidente da Associação Brasileira de Angus.
0 comentários on Alta qualidade de animais trazidos a julgamento e remate com boas médias são destaques da primeira exposição da Angus em 2014