VIII Concurso de Carcaças Angus enfatiza potencial genético e aptidão da raça para a Carne de qualidade

carneanguscertificadaCom o objetivo de valorizar a qualidade produzida pelos produtores de Angus do RS, demonstrar o potencial da genética Angus para produção de carne de qualidade e permitir o intercâmbio de tecnologia entre os produtores participantes, o Programa Carne Angus Certificada, da Associação Brasileira de Angus, em parceria com o Grupo Marfrig, promove dia 13 de setembro o VIII Concurso de Carcaças Angus RS. O evento acontece na Unidade do Marfrig em Alegrete (RS).

“O produtor gaúcho de carne Angus sabe que a participação neste evento é uma oportunidade para mostrar a qualidade dos novilhos que produz e para a troca de experiências com outros produtores de excelência. Em mais esta edição, o Concurso de Carcaças faz jus ao seu slogan: Os Melhores Produtores em um Show de Qualidade”, comenta o diretor do Programa Carne Angus Certificada, Reynaldo Salvador.

“As apostas são grandes e a disputa será acirrada. Além disso, podemos enfatizar o intercâmbio entre os participantes, que através do acompanhamento do abate técnico e da interação com os profissionais da indústria, levam para suas propriedades conhecimentos e experiências uns dos outros”, diz Fábio Medeiros, gerente do programa de certificação da entidade.

Todos os lotes participantes receberão uma premiação adicional de 5% acima da tabela do Programa Carne Angus Marfrig RS. Para os lotes campeões de categoria a bonificação será de 10% acima da tabela. “Esta premiação acumulada (concurso + tabela) proporcionará aos animais participantes do concurso valores muito superiores aos praticados no mercado, permitindo que o produtor participe com o que produz de melhor em sua propriedade”, explica Medeiros.

O Concurso de Carcaças permite ao produtor visualizar que é possível obter melhores resultados e consequentemente gerar maior eficiência para a indústria, além de melhor atender o consumidor final. Com o Programa Carne Certificada Angus, por exemplo, o prêmio ao produtor pode chegar a 10%. Outra virtude de eventos como este é a integração gerada na cadeia produtiva, no qual associação, produtores, indústria e fornecedores de insumos avaliam juntos todo o processo de criação dos animais, entendendo e reciclando vários conceitos e técnicas aplicadas aos sistemas de produção.

“Este concurso é uma via de mão dupla, enquanto a premiação gera estímulo ao trabalho do produtor rural, a tecnologia usada para essa manutenção fica disponível para outros pecuaristas testemunharem que é possível adequar seus animais à indústria, ao mercado e ao consumidor”, finaliza Fábio Medeiros, lembrando que o abate técnico será realizado na unidade de Alegrete da Marfrig, dia 13 de setembro, sendo realizado em categorias de animais definidos e cruzados de forma separada.

Podem participar do concurso lotes com no mínimo 22 cabeças de machos ou fêmeas. Os interessados podem efetuar a inscrição no junto a Associação Brasileira de Angus até o dia 2 de setembro.

O Julgamento será realizado por profissionais do Programa Carne Angus e da indústria. Mais informações pelo telefone 51 8243-3462 ou pelo e-mail [email protected]

Compartilhar
0 comentários on VIII Concurso de Carcaças Angus enfatiza potencial genético e aptidão da raça para a Carne de qualidade

Publicar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *