Pressão de mercado sobre o rebanho de cria preocupa participantes do Programa Carne Angus no RS

O contínuo avanço da área plantada com culturas de verão no estado do Rio Grande do Sul e a ampliação dos embarques de animais em pé para outros estados e até para fora do país foram tema de debates entre a Associação Brasileira de Angus e a Marfrig Alimentos, parceira da entidade no Programa Carne Angus Certificada, nos últimos meses.

“As áreas de pastagens do estado dedicadas à atividade de cria estão sendo reduzidas drasticamente com avanço das culturas de verão, em especial a soja”, afirma Reynaldo Titoff Salvador, Diretor do Programa Carne Angus Certificada. Segundo ele, basta viajar pelo estado para constatar que áreas tradicionalmente dedicadas à produção de terneiros foram convertidas em áreas agrícolas.

Preocupados em estimular a retensão de matrizes, uma das ações tomadas pelos parceiros foi a reformulação do sistema de premiação do Programa Carne Angus Certificada na Marfrig. “A Marfrig Alimentos decidiu valorizar os animais jovens de qualidade e incentivar a retensão das matrizes para produção de terneiros”, informa Diego Alagia Brasil, Gerente de Fomento RS do Grupo Marfrig.

De acordo com a nova tabela de premiação, maior valorização será atribuída às classes de animais com até 4 dentes, com ganhos de preço destas categorias, que passarão a ser priorizadas pelos produtores. Foi elevada também a diferença de preço entre animais bem terminados, com acabamento mediano e uniforme, em detrimento dos animais com acabamento escasso e ausente.

“Esta medida visa o estímulo à produção de animais realmente terminados e aptos a atender os mercados mais exigentes, uma vez que o acabamento de gordura adequado é exigência do Programa Carne Angus Certificada para aprovação dos animais para a produção das marcas da Carne Angus”, afirma Fábio Schuler Medeiros, Gerente Nacional do Programa Carne Angus Certificada.

Ao comemorarem resultados excepcionais de crescimento na comercialização da Carne Angus Certificada no ano de 2012, A Associação Brasileira de Angus e a Marfrig Alimentos reafirmam sua parceria e o desejo de integrar e valorizar todos os elos da cadeia da carne.

0 comentários on Pressão de mercado sobre o rebanho de cria preocupa participantes do Programa Carne Angus no RS

Post a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *