Encontro de Produtores Carne Angus reúne 210 pessoas em Cacequi (RS)

Com o apoio do grupo Marfrig, a Associação Brasileira de Angus promoveu o VIII Encontro de Produtores de Carne Angus que reuniu no último final de semana 210 pecuaristas do Rio Grande do Sul no Sindicato Rural de São Gabriel e na Estância do Retiro em Cacequi.

O principal objetivo proposto pela entidade é que os participantes do encontro levem às propriedades conhecimentos de aplicação imediata que permitam a evolução de seu sistema de produção. “Neste sentido, além das palestras e das visitações a campo, a troca de experiências entre os participantes colabora para a construção do conhecimento, sendo esta a característica fundamental deste encontro” reforça Reynaldo Salvador, diretor do Programa Carne Angus Certificada.

O gerente do programa de certificação da entidade, Fábio Medeiros, explica que este encontro foi criado com o intuito de integrar os pecuaristas gaúchos, permitindo troca de experiências, difusão de informações técnicas de qualidade e a integração entre produtores e técnicos participantes do programa de carnes da Angus e demais elos da cadeia produtiva, como a indústria.

No primeiro momento, que aconteceu dia 14 de setembro, os produtores que estiveram presentes no abate técnico foram convidados à ir até o Sindicato Rural de São Gabriel, onde conheceram o case pecuário da Pulqueria Agropecuária, onde o pecuarista Fernando Costa Beber falou sobre o sistema intensivo de produção de carne de qualidade baseado em pastagens de clima temperado que utiliza na propriedade. Além de palestras sobre os programas Carne Angus Certificada e Fomento Angus Marfrig, apresentados por Medeiros e Diego Brasil, gerente de fomento da Marfrig.

Já no sábado, 15 de setembro, os 210 pecuaristas presente acompanharam uma palestra com o Carlos Nabinger, professor da Universidade Federal do RS, especialista da área de forragicultura, que discutiu os resultados de anos de pesquisa e modernos conhecimentos sobre a intensificação de sistemas de produção com níveis crescentes de tecnologia. Além da apresentação da Estância do Retiro, feita pelo diretor técnico da Scalzilli Agropecuária e diretor de Marketing da Associação de Angus, Felipe Moura.

“Nem a chuva atrapalhou nosso encontro, por que evento que se refere à raça Angus atrai muita atenção do produtor. O grande incentivo é a busca por informações sobre o Programa Carne Angus Certificada e as vantagens que podemos tirar quando aderimos o programa em nossa propriedade”, disse Felipe, acrescentando que abrir as porteiras da fazenda dá credibilidade ao sistema de produção, pois aproxima a teoria à visão prática, passando a imagem da qualidade do produto que fazemos.

E finalizando o VIII Encontro de Produtores de Carne Angus, Reynaldo Salvador explica que o pecuarista de Angus, inserido no programa, tem de entender que não produzem apenas boi gordo, e sim carne de qualidade. “Antes o consumidor buscava carne de qualidade produzida fora do Brasil, hoje nós, com o Programa carne Angus, produzimos esta carne de qualidade, e o mérito dessa conquista é de todos inseridos na cadeia da carne”, comemora Salvador, deixando claro que o produtor de Angus tem de estar atento às exigências da indústria e, sempre que possível, participar dos eventos de fomento à raça propostos pela Associação Brasileira de Angus.

Compartilhar
0 comentários on Encontro de Produtores Carne Angus reúne 210 pessoas em Cacequi (RS)

Publicar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *