Carne Angus Certificada já é realidade no Paraná

Quando o Programa Carne Angus Certificada, da Associação Brasileira de Angus, foi criado em 2003, foram abatidos em torno de 20 mil animais que se encaixavam na certificação da entidade. Hoje, nove anos mais tarde, o programa fechou 2011 com a marca histórica de quase 200 mil animais abatidos dentro das especificações da Angus, com o objetivo de abater em torno de 300 mil cabeças certificadas em 2012.

“Valorização da carne Angus e suas cruzas, busca pelo pagamento por qualidade aos pecuaristas engajados e fomento do crescimento da raça, são alguns dos preceitos que fizeram com que o produtor acreditasse no programa”, comemora Fábio Medeiros, gerente do Programa Carne Angus.

O Programa de Certificação atingiu o seu estágio mais elevado, objetivo almejado por seus idealizadores. Frigoríficos parceiros reajustaram ainda mais suas tabelas de premiação aos produtores participantes, os volumes de abate cresceram mais de 25%. “Os frigoríficos parceiros reconhecem cada vez mais o valor da carne Angus e oferecem premiações ainda melhores aos participantes. Com isso, mais animais são integrados ao programa, gerando melhoria de renda para os pecuaristas, o que é, na verdade, o objetivo da associação”, explica Paulo de Castro Marques, presidente da associação.

Outro motivo que move o sucesso da certificação é o programa Terneiro Angus Certificado, que promove, diferencia e valoriza o terneiro Angus e Cruza Angus produzidos pelos pecuaristas. “Além de fomentar a utilização de touros Angus e realizar a pré-seleção de ventres de origem desconhecida, o programa terneiro Angus direciona a produção dos bezerros à certificação da carne”, explica Medeiros.

E com o objetivo de estar presente em todos os estados da federação, a entidade firmou em abril deste ano parceria com a Cooperativa de Carnes Nobres do Vale do Jordão – CooperAliança de Guarapuava (PR), para a certificação da carne produzida pela cooperativa, situada na região sudoeste do estado, através do Programa Carne Angus Certificada.

“A entrada da CooperAliança marca o início do programa no Paraná, que já está presente no Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul, São Paulo e Goiás, envolvendo 14 plantas frigoríficas dos parceiros Marfrig, VPJ e Silva. É uma satisfação incluir o Paraná na nossa iniciativa”, ressalta o presidente da Angus, emendando que o interesse da Angus em trazer o Programa Carne Angus Certificada para o Paraná era antigo.

Exemplos de produções direcionadas ao Programa Carne Angus Certificada estão a Estância Ponche Verde e Fazenda Rio da Paz, ambas localizadas na região de Cascavel (PR).

Renato Zancanaro, da Rio da Paz, realiza cria e engorda de seus animais Angus. “Quando o terneiro completa dois meses o direciono para o creep-feeding. Com oito meses eles são destinados ao confinamento. Neste sistema, consigo abater um animal bem conformado entre 12 e 14 meses de idade”, explica o pecuarista, lembrando que, além disso, também produz genética, vendendo cerca de 50 touros Angus por ano.

Já Cristopher Filippon, presidente do Núcleo de Criadores Angus do Oeste do Paraná, diretor da Estância Ponche Verde, trabalha apenas com genética, vendendo por ano mais de 60 touros Angus avaliados com ultrason de carcaça, Igenity e pelo Promebo – programa de melhoramento genético oficial da associação. “São mais de 15 anos de experiência e trabalho com genética Angus”.

O estado do Paraná desponta como um grande criador de Angus, com mercado interno promissor e aquecido. “Em 2011, 42% de todas as doses de sêmen vendidos no Paraná foram de reprodutores Angus, provando que o pecuarista paranaense conhece e valoriza as características da raça, como fertilidade, precocidade e habilidade materna”, exemplifica Reynaldo Salvador, diretor do Programa Carne Angus Certificada.

“Vale ressaltar que os pecuaristas do Paraná conseguem abater animais Angus ou Cruza Angus de 14 meses, com peso vivo de 500 kg e peso carcaça de 270 kg, comprovando que o estado apresenta ótimas condições para a criação de Angus”, afirma Salvador.

Compartilhar
0 comentários on Carne Angus Certificada já é realidade no Paraná

Publicar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *