Carne Angus Certificada cresceu 25,5 por cento no 1º semestre

A Associação Brasileira dos Criadores de Angus faz o balanço das atividades desenvolvidas ao longo do primeiro semestre de 2012 e o grande destaque fica por conta do ‘Programa Carne Angus Certificada’, que chega a sua 14ª planta frigorífica certificada no País e volume de abate próximo de 100 mil cabeças entre animais Angus e cruza Angus. Esse volume representa crescimento de 25,47% comparado ao mesmo período de 2011 e de 1.600% desde que o programa foi criado em 2003.

Segundo Paulo de Castro Marques, presidente da entidade, o programa de carnes da Associação Brasileira de Angus é hoje o único do Brasil detentor do selo de certificação internacional conferido pela AUSMEAT/AUSQUAL, devido ao elevado grau de profissionalização e controle sobre seus processos de certificação. Ao longo de todo o primeiro semestre passaram pela indústria volume médio mensal equivalente a 367 mil kg de carne Angus certificada, montante 2,5 vezes maior que o processado no mesmo período do ano passado.

Fabio Medeiros, gerente do programa, destaca que o programa oferece ganhos reais aos pecuaristas dos estados do RS, PR, SP, GO, MS e MT e que o trabalho fica bastante facilitado, pois a valorização dos animais com genética Angus é fato consumado. Em muitas regiões, o percentual de bonificação atinge de 10% até 16% sobre o valor do kg da carcaça, com machos e fêmeas sendo pagos na mesma base.

Genética valorizada – Outro forte indicador do bom momento vivenciado pela raça Angus é a venda de genética a partir da comercialização de tourinhos e material genético. Segundo relatório anual da Asbia (Associação Brasileira de Inseminação Artificial), em 2011 2.383.952 doses foram vendidas, resultado 33% superior às vendas do ano anterior.

Em termos de participação no mercado, a Angus ocupa fatia de 34% de todo o segmento de inseminação de gado de corte, sendo a raça líder de vendas entre as taurinas de corte de origem européia (fatia de 86% de market-share ) e a segunda colocada incluindo as raças zebuínas.

Expointer – A presença de animais inscritos para a pista de julgamento da Expointer – número recorde de quase 500 animais entre rústicos e argola – é mais um fato que marca o momento vivido pela raça, que preparou programação variada de leilões, feiras de novilhas e eventos técnicos para todos os dias da mostra, que vai de 25 de agosto a 2 de setembro, em Esteio (RS).

“A Angus tem motivo duplo para comemorar sua participação na Expointer deste ano, pois, além do número recorde de animais em pista, esta é a 35ª participação consecutiva da entidade na mostra , que terá 77 expositores Angus do RS, SC, PR, SP e MG “, informa o presidente Paulo de Castro Marques.

Compartilhar
0 comentários on Carne Angus Certificada cresceu 25,5 por cento no 1º semestre

Publicar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *