Angus figura como destaque na edição 2011 do Anuário da Revista DBO

A Associação Brasileira de Angus foi destaque do Anuário 2011 da Revista DBO, importante veículo de comunicação da imprensa especializada no segmento de produção pecuária, lançado no começo do mês de fevereiro para todo o Brasil. Com a chamada “Raça obtém melhor resultado em cinco anos”, a matéria faz alusão especial ao crescimento expressivo da raça nos últimos anos.

“Hoje o Rio Grande do Sul é considerado o berço do Angus no Brasil, e é dos pastos deste estado que sai a maior parte dos animais da raça comercializados no país. O crédito é todo do pecuarista, que faz com que a raça seja a que mais se desenvolve pelos pastos brasileiros e tenha alcançado este crescimento”, explica Felipe Moura, diretor de marketing da entidade, lembrando que o Angus está com forte atuação e um expressivo e crescente número de rebanhos registrados em plantéis de alto nível nos estados de São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Minas Gerais.

Dentre os dados apresentados pela equipe da Revista DBO, vale ressaltar o aumento na vendas de lotes da Raça Angus nos eventos comerciais, 3,3% superior em comparação a 2010, com faturamento total de R$25 milhões. A valorização dos reprodutores Angus nas pistas, com incremento observado de 12% alcançando a média de R$6.192, para os quase 2,3 mil lotes acompanhados pela reportagem da DBO mostra esta valorização.

“É mais uma demonstração de reconhecimento do mercado pelo trabalho de valorização da cadeia como um todo que vem sendo desenvolvido pela Angus através de seu Programa Carne Angus Certificada”, pondera Fábio Medeiros, sub gerente da associação.

Outro quesito relevante apontado pela equipe DBO é salto o de 12,3% na comercialização das fêmeas Angus pelo Brasil. “O crescimento da demanda de fêmeas registradas é uma clara sinalização do crescimento dos plantéis para atender a uma demanda crescente pela raça que hoje é a raça taurina de maior importância no cenário nacional e a que mais vende reprodutores e sêmen”, pondera Felipe Moura.

Especificamente na região Sul foram vendidos exatos 2.107 lotes de reprodutores, o que equivale a 64,42% do mercado dentre as taurinas destacadas pela publicação.

Segundo levantamento, o Angus é responsável por expressivos 54,58% do faturamento em leilões das raças taurinas no Brasil, o que consolida ainda mais a posição já evidente quando se observa as vendas de sêmen em todo o território nacional, “onde o Angus representa, segundo dados da Associação Brasileira de Inseminação Artificial (Asbia) de 2011, mais de 80% do mercado de inseminação entre as taurinas”, lembra Moura.

0 comentários on Angus figura como destaque na edição 2011 do Anuário da Revista DBO

Post a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *