Angus expõe experiências aprendidas com o Programa Carne Angus Certificada

Apoiada no princípio de valorização da carne, do pagamento por qualidade, do fomento à raça, da integração da cadeia produtiva e a garantia da qualidade da carne a aos consumidores, o Programa Carne Angus Certificada, da Associação Brasileira de Angus, se destaca como um dos grandes cases de sucesso da pecuária nacional e ganha atenção de todos os envolvidos no sistema pecuário. “São quase 10 anos de história pelos pastos brasileiros, por isso valorizar o novilho Angus e sua carne de qualidade diferenciada tem sido nossa missão desde a criação do programa”, disse Fábio Medeiros, sub gerente da Angus e coordenador técnico do programa de certificação.

Hoje, de acordo com Medeiros, os consumidores e frigoríficos parceiros reconhecem cada vez mais o valor da Carne Angus Certificada e oferecem premiações ainda melhores aos participantes. Com isso, mais animais são integrados ao programa, gerando melhoria de renda para os pecuaristas, o que é, na verdade, o objetivo da associação. “Nas 14 plantas certificadas espalhadas pelo Brasil, mais de três mil produtores de Angus e cruza Angus abatem seus animais e recebem bonificações aos exemplares que estão dentro das especificações exigidas pelo programa”.

O Programa Carne Angus é uma parceria de sucesso entre produtores e indústrias. Na atualidade existem no mercado brasileiro seis marcas comerciais com o selo de certificação da Associação de Brasileira de Angus. “A qualidade diferenciada da Carne Angus Certificada é o resultado de um somatório de características de qualidade de carne onde a genética Angus tem papel fundamental, mas também a idade, grau de acabamento e conformação de carcaça contribuem para sua superioridade. A indústria garante a excelência em sua industrialização. A certificação é a garantia ao consumidor destas qualidade e da identidade do produto”, pontua o coordenador do programa de certificação.

O trabalho para assegurar essa qualidade no processo de tipificação das carcaças Angus e cruza Angus nos frigoríficos parceiros é realizado por uma equipe de 24 profissionais e envolve treinamento, capacitação de pessoas, procedimentos padronizados e interação permanente e constante com produtores e parceiros. “Por isso somos a raça que mais cresce no Brasil”, finaliza Fábio.

O Programa Carne Angus Certificada, foi um destaques no WorkShop BeefPoint 2012 cujo tema foi “Tipificação de carcaças e comercialização de gado para abate” na última quarta-feira (15 de fevereiro).

 

0 comentários on Angus expõe experiências aprendidas com o Programa Carne Angus Certificada

Post a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *