Robe De Mariée Balklänning

Tradição que persegue gerações

21/12/2017 8:150 comentáriosVisto: 105

Rafael

Quando se fala em campo no Rio Grande do Sul, logo se imagina as cidades da fronteira com o Uruguai e Argentina, como Bagé, Dom Pedrito, Alegrete e Uruguaiana. Entretanto, Rafael Marques Gomes, de 26 anos, encontra-se cerca de 500 quilômetros dessa região. Natural de Osório, Litoral Norte do Estado, Rafael teve contato com o campo desde seus primeiros anos de vida. O pai, João Batista Gomes, 58 anos, é médico veterinário, advogado e administra a propriedade da família em Capivari do Sul, cerca de 33 quilômetros de Osório: A Fazenda Palomas. Um campo onde dedica-se à agricultura, com o plantio de soja e arroz e à pecuária, com engorda de gado. As terras estão na família de Gomes há quatro gerações. “Na fazenda trabalhávamos com rebanho comercial de cria, definido Angus, sem registro. Minha afinidade com a raça vem desde muito jovem”, destaca Gomes.

Com um exemplo vindo de casa e uma linhagem inteira dedicada à vida no campo, o destino de Gomes parece ter sido traçado para esse desfecho. Cursou medicina veterinária na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em Porto Alegre (RS), entre 2009 e 2015. Para isso, saiu de Osório aos 18 anos, buscando uma boa formação para tocar a vida ao lado dos bovinos de corte.

A universidade é um ambiente onde se trocam experiências, se fazem novas amizades e se semeia o caminho para o futuro profissional. Para Gomes não foi diferente, mas uma dessas trocas de experiências e novas amizades se deu com um integrante do corpo docente da faculdade de medicina veterinária, o professor Jorge Bangel. Foi com ele que Gomes deu seus primeiros passos na profissão, com um estágio onde acompanhou diversos rebanhos pelo Brasil.

Ainda no âmbito acadêmico, Gomes focou a graduação em grandes ruminantes, especialmente reprodução, sanidade, zootecnia e clínica de bovinos de corte e de leite. Em dezembro de 2015, o curso foi concluído ao mesmo tempo em que Gomes participava da seleção de inspetor técnico da Angus. Era a oportunidade de colocar em prática, em uma raça de alta qualidade e com um padrão excelente, tudo que aprendeu na academia. Ao mesmo tempo iniciou seu trabalho como veterinário autônomo, junto de Bruno Bangel, filho do professor Jorge Bangel.

Com a aprovação no processo seletivo da Angus, em 2016, o jovem dedica atualmente seu trabalho a alcançar um melhoramento da raça. “É um trabalho de longo prazo, mas o objetivo é alcançar uma solidez genética e aumentar a produção de bovinos”, afirma Gomes, com expectativa de bons resultados no futuro.

Formação: Medicina Veterinária na UFRGS
Natural de: Osório (RS)
Região de Atuação: Região Metropolitana de Porto Alegre, Litoral Norte do Rio Grande do Sul e algumas propriedades em outras regiões do Estado e de Santa Catarina.
Qual foi a primeira vez que ouviu falar na raça Angus: Na infância, na fazenda da família
Há quanto tempo atua junto à Associação Brasileira de Angus: Desde 2016
Uma receita infalível com carne Angus: Assado de tira com queijo provolone
Um rebanho inesquecível: Cabanha Floripana, em Urupema (SC)

Texto: Felipe Lopes

Deixe um comentário


Balklänning weddingdressonline Robe De Mariée Balklänning