Angus - Mercado

Devido às qualidades que apresenta dentro e fora da porteira, a raça Angus tem uma das maiores taxas de oportunidade da pecuária nacional.

Além da excelente liquidez dos rebanhos, tanto na venda de reprodutores quanto de sêmen e animais gordos, a precocidade reprodutiva e o ganho de peso rápido aumentam os resultados devido ao abate precoce e à redução de gastos com alimentação. Sem falar na valorização extra obtida pela Carne Angus Certificada nos mais diferentes mercados. Para entender melhor do que estamos falando veja os números abaixo:

Venda de Sêmem

Dados divulgados pela Associação Brasileira de Inseminação Artificial (Asbia) indicam aumento de 15,4% na venda de sêmen Angus no Brasil. O relatório contabiliza a comercialização de 4.268.968 doses (Angus e Red Angus) em 2015 frente a 3.697.501 de 2014.

Nos últimos seis anos, a raça teve crescimento de 150%, bem acima da média do gado de corte que ficou em 50%.  A Angus responde por mais da metade do sêmen de bovinos de corte vendido do país (51%).

Venda de Reprodutores

Anualmente, os reprodutores Angus têm valorização destacada nas vendas em bretes e em remates em todo o país. Na Primavera de 2017, por exemplo, o desempenho da Angus ficou acima da média geral, fechando em R$ 9.056,83 para machos e R$ 7.413,57 para as fêmeas.

Os resultados consideram apenas os preços obtidos em leilões chancelados pela Associação Brasileira de Angus entre agosto a outubro em São Paulo, Minas Gerais e Rio Grande do Sul.

Programa Carne Angus

O Programa Carne Angus Certificada confere bonificações de 10% até 12 % a criadores que entregar ao frigorífico carcaças de alto desempenho dentro dos parâmetros definidos pela Associação Brasileira de Angus.

Os animais são certificadas pelos técnicos da Angus e as carcaças recebem o selo carne Angus certificada confirmando que o corte ali embalado é realmente Angus. Anualmente, o Carne Angus abate aproximadamente 500 mil cabeças e certifica mais de 270 mil toneladas de carne. A produção é comercializada no mercado interno e para 15 países.