Robe De Mariée Balklänning

Núcleo Tropical Angus faz abate comemorativo na 58ª Expoagro

10/07/2017 11:541 comentárioVisto: 129
Foto: Lucas Rosa

Foto: Lucas Rosa

A raça Angus marca presença no 58ª Exposição Agropecuária do Norte Fluminense (Expoagro), que ocorre de 6 a 16 de julho, em Campos dos Goytacazes (RJ). Durante o evento, 2,2 toneladas de carne Angus certificada, oriundas de abate feito em caráter comemorativo, serão oferecidas ao público. Esta é a primeira vez que animais do Rio de Janeiro foram abatidos pelo Programa Carne Angus. Foram selecionadas 15 novilhas de propriedades que integram o Núcleo Angus Tropical, que até então reunia somente produtores fluminenses e, recentemente, está expandindo atuação para o Espírito Santo.

O abate foi acompanhado pelo coordenador do Programa Carne Angus Lucas Rosa, que destacou o interesse do núcleo em aprender os processos e a qualidade dos animais apresentados. “As novilhas abatidas apresentaram peso médio de 17 arrobas, cobertura de gordura uniforme e todas estavam dentro do padrão racial aceito pelo programa. Foram produzidos cortes de dianteiro, traseiro e de costela, além de cortes que podem ser utilizados para a culinária diária. Isso mostra que quando o animal é de qualidade, você tem todos os cortes com potencial para serem utilizados”, pontua.

O presidente do Núcleo Tropical Angus, Hudson Jaber, acredita que esta foi uma grande oportunidade para a região. “Conseguimos unir os produtores e extrair suas melhores novilhas de cruzamento industrial e garantir preço diferenciado acima da média local”, ressalta. O preparo dos cortes será feito pelo chef João Delpuppo.

Programação

O Núcleo Tropical Angus expõe, desde domingo (9/7), 12 bezerros cruza Angus, sendo sete fêmeas e cinco machos. A programação conta com palestras de inspetores técnicos da Associação Brasileira de Angus e estande onde os criadores poderão esclarecer dúvidas. “Conseguimos palestrantes com grande conhecimento da cadeia da carne, desde a genética, passando pelo manejo e nutrição até à mesa do consumidor”, detalha Jaber, que espera estimular novos criadores da raça na região.

Na quinta-feira (13/7), destaque para palestra do técnico Márcio Padão, da Alta Genetics, que abordará o melhoramento genético dentro da raça e a melhor maneira de trabalhar com os cruzamentos. A programação continua na sexta-feira (14/7), com palestra ministrada pelo técnico da Associação Brasileira de Angus, Tito Rubens Mondadori, que falará sobre as potencialidades da cruza Angus na região.

A feira ocorre na Fundação Rural de Campos em Campos dos Goytacazes (RJ). A expectativa da organização da Expoagro é movimentar R$ 10 milhões na economia local e a estimativa é de que 100 mil pessoas compareçam ao evento.

Deixe um comentário


Balklänning weddingdressonline Robe De Mariée Balklänning