Robe De Mariée Balklänning

Exemplares Angus de argola e rústicos serão julgados na Expolages

10/10/2017 17:180 comentáriosVisto: 52
Foto: Carolina Jardine

Foto: Carolina Jardine

Mais de 150 animais Angus começam a entrar, nesta quarta-feira (11/10), no Parque de Exposições Conta Dinheiro, em Lages (SC), para a já tradicional Expolages, evento que está no calendário de feiras do Estado desde 1920. Ao todo, foram inscritos 88 animais Angus de galpão, sendo 55 fêmeas e 33 machos. O julgamento será realizado pelo jurado Cristopher Filippon, às 8h30min de sexta-feira (13/10).

Nesse mesmo dia, está marcada a entrada dos rústicos no local do evento: 19 trios, entre eles 13 trios de machos PO, quatro de fêmeas PO e dois de machos PC, além de 12 machos individuais e duas fêmeas. O julgamento de rústicos individuais e em trios está previsto para o sábado (14/10), a partir das 8h.

Conforme o presidente do Núcleo Catarinense de Criadores de Angus, Dorival Carlos Borga, este ano a raça Angus é a que tem maior número de animais a serem apreciados. Pelo fato de Santa Catarina ser o único estado livre de febre aftosa sem vacinação, os criatórios têm avançado na qualidade genética, pois o status sanitário não permite a entrada de outros animais e a diversidade se dá pela busca de embriões importados dos Estados Unidos e Argentina, assim como por sêmen também originário de outros países. “Certamente Santa Catarina está se consolidando na produção de Angus, que é a raça com maior venda de reprodutores no estado”, disse.

Após o julgamento da manhã de sábado, ocorre o almoço dos cabanheiros na sede do Núcleo Catarinense de Criadores de Angus, às 12h. Logo em seguida, às 13h30min, também no sábado, entrarão na pista de remates José de Arruda Ramos os animais a serem leiloados. A expectativa é de que cerca de 20 exemplares estejam disponíveis para oferta. Tudo será transmitido ao vivo pela internet pelo canal Z5, através do link http://z5tv.com.br. Às 19h, haverá entrega de prêmios aos expositores da Angus, também na sede do núcleo.

Outras atividades da programação Angus

A reunião dos sócios e criadores da raça Angus deve ocorrer às 15h30min de quinta-feira, na sede Núcleo Catarinense de Criadores de Angus, que organiza a programação. Por volta das 17h, está previsto curso de churrasco com a chef Clarice Chwartzmann.

Além das atividades de mostra e negociação dos animais, o núcleo Angus também promove cursos sobre as especificidades da raça, assim como palestras a respeito do manejo dos animais. Na quinta-feira (12/10), às 20h, o zootecnista e mestre em nutrição de ruminantes, Evandro Shonell, vai falar sobre as novas tecnologias de suplementação na cria e na recria. No dia seguinte (13/10), às 19h, o médico veterinário e pesquisador aposentado da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri) César Itaqui Ramos dará informações sobre o controle estratégico do carrapato em bovinos, na sede do núcleo. Mais tarde, às 19h40min, será a vez do médico veterinário e gerente de Fomento da Associação Brasileira de Angus, Mateus Pivato, falar sobre as vantagens do uso de touro Angus Registrado como garantia de qualidade genética para o rebanho.

Deixe um comentário


Balklänning weddingdressonline Robe De Mariée Balklänning