Carne Angus

O que é

logo o que e

 

O Programa Carne Angus Certificada, é uma parceria entre a Associação Brasileira de Angus e a indústria frigorífica, para produção de carne de alta qualidade.

O programa tem por objetivos a valorização da carne de animais Angus e suas cruzas, buscar a valorização e o pagamento por qualidade aos produtores engajados, fomentar o crescimento da Raça ANGUS, fortalecer e integrar a cadeia produtiva além da produção de carne de alta qualidade de acordo com critérios valorizados pelo mercado, com a certificação da Associação Brasileira de Angus, buscando atender os mais exigentes consumidores.
De acordo com esta visão, a produção animal está inserida em uma cadeia produtiva, que se estende do campo à mesa do consumidor. O produtor de bovinos de corte e a indústria frigorífica precisam estar em sintonia para oferecer ao mercado um produto que atenda as necessidades, desejos e preferências dos consumidores.
Assim, o estabelecimento de parcerias, que visem a melhoria dos processos e dos produtos ao longo da cadeia produtiva, beneficia a todos os elos, gerando um diferencial importantíssimo em tempos de alta competitividade. Nesse sentido, a Associação Brasileira desde 2003 trabanha em parceria com importantes industrias do país, beneficiando todos os envolvidos, e privilegiando àqueles produtores que estão comprometidos com esta filosofia e produzem animais conforme as demandas do mercado.
Em novembro de 2006, buscando a valorização do Cruzamento com Angus nas regiões Sudeste e Centro-oeste do Brasil, foi firmada a parceria com o Frigorífico Marfrig Ltda, inciando-se uma nova etapa do programa Carne Angus, onde além do Rio Grande do Sul, produtores dos estados de São Paulo passaram a contar com valorização diferenciada e a garantia de mercado. Em 2010, ampliando sua atuação no Rio Grande do Sul, renovou sua parceria com a Associação Brasileira de Angus, passando a produzir a Carne Angus Certificada também neste estado, aproveitando o potencial de produção do Aberdeen Angus nesta região.
Buscando ampliar o atendimento a nichos especiais de mercado como restaurantes e churrascarias especializadas do centro do país, atendendo a grande demanda pela carne Angus naquela região, no ano de 2007 a ABA firmou parceria para certificação da produção da VPJBEEF, um projeto particular de produção de carne de alta qualidade a partir de animais cruza-Angus no Brasil Central, que produz uma linha especializada de produtos com marca própria e a Certificação do Programa Carne Angus.
Em 2009, mais um parceiro de peso, o Frigorífico Silva Ltda, localizado na região central do Rio Grande do Sul e especializado na produção de carnes de griffe para todo o país somou-se a este time, passando a produzir a Carne Angus Certificada.
No ano de 2012 a Cooperaliança, cooperativa feita de pessoas que buscam ser referência na produção de carne de qualidade, por meio da parceria firmada com a Associação Brasileira de Angus, lança no mercado a marca Aliança Angus Premium, um novo conceito de carne de Qualidade.

Como funciona

A Carne Angus Certificada é uma marca de carne de qualidade, proveniente de animais da raça Angus e suas cruzas, de alta qualidade.

O padrão racial pode ser definido como:
Rio Grande do Sul
ANGUS E RED ANGUS definidos (pretos e vermelhos);
Cruzamentos com mínimo de 50% de sangue Angus com raças Européias de corte e não mais que 25% de participação de sangue zebuino
Cruzamentos com mínimo de 66% de sangue Angus com raças Zebuínas e sintéticas:

Sudeste e Centro-oeste
ANGUS E RED ANGUS definidos (pretos e vermelhos);
Cruzamentos com mínimo de 50% de sangue Angus com raças Européias de corte
Cruzamentos com mínimo de 50% de sangue Angus com raças Zebuínas de corte (Cruzamento Industrial)

A Carne Angus é certificada pela Associação Brasileira de Angus, através da identificação diferenciada da carcaça no Frigorífico por técnicos Credenciados, nas plantas frigoríficas certificadas.
A identificação é realizada a partir da inspeção dos animais nos currais de abate e novamente na linha de abate, onde são avaliados individualmente quanto a pelagem, conformação da cabeça e da carcaça, idade e grau de acabamento, sendo conferido um carimbo com a letra (a) na linha de abate aqueles animais que forem aprovados na avaliação final.
A desossa, embalagem e expedição são também acompanhadas pelos técnicos do Programa, atestando o alto padrão de qualidade do processo. Toda a carne é embalada a vácuo e recebe uma etiqueta diferenciada, onde o selo de certificação da Associação Brasileira de Angus é visível.

Qualidade com Certificação Internacional
O Programa Carne Angus Certificada conta, desde junho de 2007, com reconhecimento e credibilidade internacional, conferido pela Certificadora AUSMEAT, líder mundial em processos de padronização de frigoríficos, através do selo de Certificação AUSQUAL. Este reconhecimento é fruto de um longo trabalho de treinamento da equipe, padronização e qualificação do processo de certificação da Associação Brasileira de Angus, que hoje possui um Sistema de Gestão pela Qualidade em padrões Internacionais. Este selo abre as portas para a carne certificada pela Associação Brasileira de Angus aos mais exigentes mercados do Mundo!

Como participar

Para participar do programa, basta contatar com os frigoríficos parceiros e comercializar seus animais diretamente com eles.
não há nenhum custo para participação no programa. Pra receber as bonificações estipuladas os animais devem estar de acordo com padrão de raça, idade e acabamento de gordura.

Para maiores informações visite nosso site: www.carneangus.org.br ou pelo e-mail carne@angus.org.br

Vantagens

Os Frigoríficos Parceiros do Programa Carne Angus Certificada trabalham com sistemas de premiação específicos para Animais Angus de Qualidade, adaptados as peculiaridades de cada região. Para conhecer as distintas tabelas de premiação faça o Download do Manual do criador de cada projeto específico de acordo com sua região.

Frigorífico Marfrig RS – Atua no Rio Grande do Sul nas unidades de Capão do Leão, Bagé, Alegrete e São Gabriel. CLIQUE AQUI para baixar o Manual do Produtor – Para maiores informações contate com a Associação Brasileira de Angus ou com o setor de compra de gado pelo fone 53 32405700

Frigorífico Marfrig SP – Atua no Estado de São Paulo, na unidade de Promissão. Tem um raio de compras de 500 km. São realizados abates em outras unidades do MT e MS em carater experimental. CLIQUE AQUI para baixar o Manual do Produtor Marfrig SP – Para maiores informações contate com a Associação Brasileira de Angus ou com o setor de compra de gado pelo fone 14 35410099

Frigorífico Marfrig GO – Atua no Estado de Goiás, na unidade de Mineiros. Seu raio de ação abrange todo o estado de GO. Para maiores informações contate com a Associação Brasileira de Angus ou com o setor de compra de gado pelo fone 14 35410099

Frigorífico Silva – RS – Atua no Rio Grande do Sul com unidade localizada na região central no município de Santa Maria. Seu raio de compra de gado abrange todo o estado. Para maiores informações contate com a Associação Brasileira de Angus ou com o setor de compra de gado pelo fone 55 21032525

VPJBEEF – GO/SP – Tem grande parte de sua produção abastecida pela própria fazenda, entretanto realiza parcerias com produtores diferenciados para fornecimento de novilhos de alto padrão de qualidade. Para maiores informações contate com a Associação Brasileira de Angus ou com o administrador da VPJBEEF pelo fone 19 35651711
Certificação Internacional

O Programa Carne Angus Certificada conta, desde junho de 2007, com reconhecimento e credibilidade internacional, conferido pela Certificadora AUSMEAT, líder mundial em processos de padronização de frigoríficos, através do selo de Certificação AUSQUAL. Este reconhecimento é fruto de um longo trabalho de treinamento da equipe, padronização e qualificação do processo de certificação da Associação Brasileira de Angus, que hoje possui um Sistema de Gestão pela Qualidade em padrões Internacionais. Este selo abre as portas para a carne certificada pela Associação Brasileira de Angus aos mais exigentes mercados do Mundo!

 

Distribuição e  Comercialização

A carne Angus Certificada é um produto diferenciado para consumidores exigentes, de paladar apurado. Produzida a partir dos mais rigorosos padrões de qualidade industrial e exclusivamente de novilhos jovens da raça Aberdeen Angus em modernas instalações frigoríficas, que garantem a segurança e inocuidade do produto.

Originária da Escócia, a raça, criada no Brasil a mais de 100 anos, é reconhecida internacionalmente pela maciez, suculência e sabor superiores de sua carne, resultantes do marmoreio, que caracteriza e diferencia a Carne Angus das demais. Criada hoje em diferentes regiões do Brasil, seja como raça pura ou no cruzamento industrial, a raça Aberdeen Angus é o segredo de qualidade dos principais países exportadores de carne “TOP” do mundo, estando hoje a sua disposição aqui mesmo no Brasil.

A origem, identidade e alto padrão de qualidade são garantidos pela Associação Brasileira de Angus, através do acompanhamento permanente dos técnicos do Programa Carne Angus Certificada, desde o abate até a embalagem final, por meio de processos de certificação reconhecidos internacionalmente pela AUSMEAT.

As marcas que recebem o selo de certificação da Carne Angus têm garantia de qualidade e representam o sucesso do conceito “do pasto ao prato”, conquistando alta credibilidade junto ao público consumidor.

A carne Angus Certificada está disponível hoje em mais de 40 pontos de venda espalhados por todo o Brasil. Visite a seção do Consumidor e conheça alguns dos pontos de comercialização.